Goiás é o único estado a atingir a meta individual no Ideb 2019

Os Resultados do Ideb 2019 foram divulgados na manhã desta terça-feira, 15, pelo Ministério da Educação e apontam que o Brasil alcançou 4,2 pontos, a maior evolução da edição, após quatro anos de estabilidade. Como destaque, tivemos o estado de Goiás que foi o único estado a alcançar a meta individual, além de ter tido a maior nota, com 4,8.
O aumento no indicador do ensino médio aconteceu em função da melhora nas taxas de aprovação e nos resultados da avaliação desta etapa de ensino no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A etapa conta com 28,8 mil escolas pelo país e a maioria das 7,5 milhões de matrículas se encontra na rede estadual.
Sobre o  ensino fundamental, Goiás foi um dos nove estados a alcançar a nota maior ou igual a 6. Ficando com 6,2 pontos, à frente de estados como Espírito Santo e Rio Grande do Sul.  Com 4,9 milhões de alunos, a rede estadual tem uma participação de 41,6% no total de matrículas dos anos finais do ensino fundamental, dividindo a responsabilidade do atendimento escolar na rede pública, nessa etapa de ensino, com os municípios. Os alunos que frequentam escolas privadas representam 15,4% do total brasileiro.
Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.
Confira a apresentação do Ideb 2019
Acesse os resultados do Ideb 2019
Confira a Nota Informativa do Ideb 2019
Acesse o Resumo Técnico
Fonte: Ministério da Educação