Gestores têm novo prazo para preenchimento do Censo Suas

O preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social 2020 (Censo Suas) tem novo calendário. Os gestores e profissionais da área têm até 4 de dezembro para fazer o preenchimento dos questionários referentes aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Pop, Centro DIA e similares, Unidades de Acolhimento, Família Acolhedora , Posto de Cadastramento, além dos questionários vinculados a gestão, Conselhos e Fundos de Assistência.
As retificações do questionário podem ser feitas entre 7 e 11 de dezembro, quando todos os questionários estarão abertos para fazer as possíveis alterações. O levantamento deste é feito anualmente desde 2007 e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país.
A FGM e a CNM reforçam que os gestores municipais devem estar atentos ao preenchimento do Censo Suas, que iniciou no dia 14 de setembro. O Censo Suas é instrumento de planejamento e monitoramento da Política de Assistência Social, que permite o acompanhamento das unidades gestoras e controle social do Suas, bem como dos equipamentos de atendimento à população. Com as informações os gestores podem para subsidiar as ações de planejamento, aprimoramento e qualificação a gestão do Suas e dos serviços prestados a população em todo o território nacional.
Como preencher o Censo
A Federação Goiana de Municípios em parceria com a Confederação Nacional de Municípios, Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social e o Ministério da Cidadania realizaram uma webconferencia sobre o assunto que você pode conferir aqui
Fonte: FGM com dados da CNM