Gestores municipais participam de seminário de recuperação de receitas na sede da FGM

Nesta quarta-feira (15/03), prefeitos, prefeitas e as suas equipes de gestores municipais participaram do “Seminário de Recuperação de Receitas e Soluções para a Crise Fiscal e Financeira nos Municípios”. O objetivo do evento foi de orientar sobre como proceder com a recuperação de receitas e apresentar dicas para superar as dificuldades que estão batendo na porta dos municípios.

Prefeita, Reila Aparecida, de Tuverlândia
em discurso

Em discurso de abertura o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, destacou que o trabalho da Federação será de trazer programas permanentes de capacitação. “Iremos trabalhar para capacitar os nossos gestores, precisamos preparar a nossa equipe de trabalho para enfrentar problemas, principalmente os ligados as finanças” frisa.
Presente durante o seminário, a prefeita de Turvelândia e diretora da escola goiana de gestão pública, Reila Aparecida, salientou sobre as dificuldades que os municípios estão enfrentando. “Temos que buscar nos qualificar e se informar, município que se prepara sai na frente, hoje informação é tudo” afirma.
Durante todo o evento houve a explicação sobre métodos de utilização da tecnologia para reduzir custos de bens e serviços contratados pela administração pública. Foi abordado também sobre as maneiras como as compensações tributárias e a gestão fiscal podem alavancar o caixa da prefeitura e recuperação de ativos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Haroldo Naves, destaca sobre importância
de capacitação de gestores municipais

A técnica de receitas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Talita Cedro, ministrou a palestra Como Aumentar a Arrecadação Municipal, e ponderou, que os municípios não podem ficar na dependência de certas transferências como o FPM. É preciso buscar fonte de receitas próprias, principalmente quando há a oscilação do FPM.