Gestores lotam auditório da FGM em workshop sobre Siconv transparente

O portal de convênios do Siconv é uma das ferramentas da administração pública que mais geram dúvidas nos gestores. E nesta terça-feira (28/08), a FGM disponibilizou a todos mais uma capacitação qualidade sobre o tema. Durante todo o dia ocorreu o “Workshop Siconv Transparente – O Trabalho em Rede e os Desafios para Estados e Municípios”. Prestigiaram o evento o presidente da FGM, Haroldo Naves, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, o Coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, José Antônio de Aguiar Neto, o Coordenador-geral de Normas e Processos no Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cleber Fernando de Almeida, a gerente da Central de Projetos de Captação de Recurso da Segplan Patrícia Paiva e a representante do governo estadual do Amapá e palestrante Marilene Nascimento.
A capacitação foi realizada através de mais uma parceria entre FGM e Segplan. O principal foco do workshop foi tratar com os mais de 80 participantes sobre o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas pelo Siconv. Ampliando assim significativamente a capacitação dos usuários do Siconv, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do Sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos.
De acordo com a palestrante, Marilene dos Santos Nascimento que é coordenadora da Rede Siconv no Amapá, a rede cria a expectativa que fomente um círculo virtuoso, onde os resultados serão compartilhados por todos os entes da federação, na execução mais efetiva das políticas públicas com impactos diretos para os beneficiários finais e, consequentemente, no aumento da qualidade das prestações de contas finais no que se refere ao decréscimo dos processos de inadimplências.
Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, capacitações voltadas para a área do Siconv têm sido realizadas com sucesso na entidade municipalista. “Auxiliar nossos gestores a utilizarem ferramentas de gestão é fundamental dentro da administração municipal, quanto mais informações os técnicos conseguirem mais poderão levar aos seus municípios”.
O coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento José Antônio de Aguiar Neto, ponderou que a rede é uma forma de multiplicar e contribuir para a ampliação e captação de recursos e melhorar a gestão pública dentro dos municípios.