Gestão da educação para a equidade racial é tema de tecnologia educacional

De acordo com estudo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 2018, 39% dos estudantes pretos e 34% de pardos apresentam trajetórias escolares não lineares, marcadas por reprovações e abandono e entre os brancos, o percentual é de 22%. Esse é apenas um dos diversos dados que representam a desigualdade educacional no país.
Com o objetivo de apoiar as redes de ensino a ressignificarem seus processos pedagógicos e de gestão, o Itaú Social lançou a tecnologia educacional “Gestão da Educação para a Equidade Racial”, que está disponível gratuitamente no site do programa Melhoria da Educação, para acessar clique aqui.
Para uma educação com mais equidade, secretarias de educação de todo o país precisam atuar na promoção da igualdade de oportunidades para estudantes da educação básica. Para implementá-la, é preciso envolvimento do gestor e sua equipe que vão ajustar as ações conforme a realidade local do município.
Durante a jornada, os participantes poderão elaborar diagnósticos sobre a situação de crianças, adolescentes e jovens negros e indígenas e se apropriar de conhecimentos para a implementação de normativas que ampliem o acesso à diversidade étnico-racial. Também contarão com instrumentos de monitoramento e avaliação para identificar as mudanças da sua realidade.
Melhoria
O programa, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. Em seu site, também estão disponíveis as tecnologias educacionais Planejamento estratégico e Gestão de pessoas e de recursos. Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.
Resultados

  • Curto prazo: ter a gestão municipal engajada para o avanço das práticas de equidade racial na educação municipal; implementar o plano de ação para a inserção da equidade racial nos processos de gestão e pedagógico, com aval da governança.

  • Médio prazo: orientar as estratégias da secretaria municipal de educação pelas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008; inserir a temática da equidade racial nos processos da secretaria, no currículo municipal e no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas; ter profissionais da secretaria capazes de implementar ações de equidade racial em seu cotidiano.

  • Longo prazo: aumentar o desempenho e reduzir a evasão escolar entre crianças, adolescentes e jovens negras(os) e indígenas; ter escolas implementando PPPs dotados de metas de equidade racial.

FGM e Undime-GO