Fundo de Participação dos Municípios: primeiro repasse tem 60,06% de ganho

Já está disponível aos municípios goianos o valor referente ao primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de abril. O montante total distribuído entre as administrações municipais é de R$ 201.921.613,11 e representa um ganho de 60,06% em relação ao mesmo período de 2020, o que agradou aos gestores.
Apesar de significativa, o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), José de Sousa Cunha, alerta os prefeitos: “analisando os anos pretéritos, esse repasse represente mais da metade do valor total do FPM de abril. É necessário cautela pois os próximos repasses do mês serão bem menores”, ponderou ele, que ainda destacou que a situação em relação a pandemia tem se agravado, o que inspira uma atenção maior em relação aos gastos públicos.
Na tabela abaixo, com cálculo da área técnica de finanças da FGM, é demonstrado os valores recebidos por cada município, de acordo com o respectivo fator de FPM, que calculado com base na população estimada de cada município:

TABELA FPM

A área técnica da FGM também esmiuçou os valores do FPM por município, detalhando o coeficiente de cálculo, FPM bruto, Passep, Fundeb, Saúde e o FPM Líquido. Para acessar basta clicar no link abaixo:

Valores do FPM para o Estado de Goiás – 1º Decêndio – ABRIL

Fonte: FGM