FPM com comportamento típico no primeiro trimestre

Foi divulgado ontem (13) a previsão para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao primeiro trimestre deste ano. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), responsável pela previsão, janeiro deverá ter um ganho de 11,59% em relação ao ano anterior, enquanto fevereiro deverá ter uma queda de 3,47% e março um ganho de 5,66%. Na tabela abaixo é apresentada a comparação, em valores nominais, sem a atualização das perdas inflacionárias:

Considerando que o primeiro trimestre de 2019 teve um ganho de 11,18% e o de 2020 um ganho de 2,54, o comportamento do FPM neste primeiro trimestre de 2021, com a perspectiva de um ganho de 3,45%, pode ser considerado como típico. Na tabela abaixo, preparada pela equipe da Federação Goiana de Municípios (FGM), são apresentados os valores previstos para os créditos do segundo e terceiro decêndio de janeiro:

 
Para o presidente da FGM, José Cunha, a previsão divulgada sinaliza uma normalidade, se contrapondo às constantes quedas no ano de 2020. “O ano anterior foi muito ruim, devido o auge da pandemia, e esperamos que agora os repasses, de uma forma geral, apresentem uma recuperação gradativa, porém constante”, explanou o municipalista.
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional