FNDE lança livro “PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar”

Com a intenção de garantir a alimentação dos estudantes durante o período de suspensão das aulas em decorrência da Covid-19, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), enquanto órgão normatizador do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), autorizou, em caráter excepcional, que os municípios, os estados, o Distrito Federal e a rede federal utilizassem os recursos do programa para a compra e distribuição de kits de gêneros alimentícios diretamente às famílias dos estudantes.

Com a missão de acompanhar as ações dos estados e municípios na execução do Pnae durante o período de suspensão das aulas presenciais nas redes públicas e o retorno no sistema híbrido, o FNDE lançou uma pesquisa voltada para nutricionistas e gestores da alimentação escolar em estados e municípios. O levantamento procurou verificar de que forma estava sendo feita a oferta de alimentos aos estudantes, as dificuldades encontradas e as soluções implementadas.

Com as respostas ao questionário foi elaborado o livro “PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar”. Na obra estão compiladas informações de 3.434 entidades executoras do Pnae em todo Brasil, sendo 3.376 municípios, 38 Institutos Federais de Ensino, 19 estados e o Distrito Federal.

Mesmo com as dificuldades encontradas devido à pandemia, a Coordenação-Geral do Pnae constatou, por meio desses dados, que mais de 60% dos municípios e 70% das secretarias estaduais de educação garantiram alimentação escolar aos estudantes, a pesquisa foi realizada em parceria com os Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecanes) espalhados por todas as regiões do Brasil.

Para ter acesso ao livro, clique aqui.

Foi criado um questionário sobre a alimentação escolar dos alunos na volta às aulas presenciais/híbridas, com foco nos alunos em vulnerabilidade social, sendo assim a Federação Goiana de Municípios (FGM) solicita que os secretários de educação dos municípios colaborem nesse levantamento que consiste em perguntas breves e simples.

Para responder o questionário, clique aqui.

FGM e FNDE