FNDE e UFG assinam parceria para disponibilizar novo curso sobre a Política Pública de Transporte Escolar

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), que atua na pesquisa, prospecção e desenvolvimento de tecnologias educacionais, desenvolveu diversos cursos e games simuladores para capacitação de técnicos e gestores municipais de educação na utilização de recursos oriundos dos programas do FNDE.
Em função dessa experiência acumulada pela UFG, o FNDE, por meio da Assessoria de Educação Corporativa e da Coordenação-Geral de Apoio à Manutenção Escolar, firmou nova parceria com a universidade para a disponibilização de um curso sobre a Política Pública de Transporte Escolar, na plataforma Formação pela Escola.
O FNDE é o responsável pela gestão e execução da Política Pública de Transporte Escolar, que é implementada por meio de dois programas: Caminho da Escola e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).
A plataforma Formação pela Escola é voltada para a formação continuada, na modalidade a distância, e tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
O novo curso, a ser disponibilizado na modalidade de educação a distância (EAD), com e sem tutoria, será elaborado com base em materiais já analisados pelo FNDE, pelo Centro Colaborador de Transporte Escolar (Cecate-UFG) e por outros parceiros. O curso contemplará os seguintes temas:
a) Módulo 1 – Conhecendo os Programas Pnate e Caminho da Escola
b) Módulo 2 – Planejamento e Gestão da Operação do Transporte Escolar
c) Módulo 3 – Aspectos Regulatórios do Transporte Escolar
d) Módulo 4 – Gestão e Frota do Transporte Escolar
e) Módulo 5 – Custo da Frota de Transporte Escolar
f) Módulo 6 – Competências do Cascs/Fundeb nos Programas Pnate e Caminho da Escola
Com a mudança de prefeitos no início de 2021, serão constituídas novas equipes nas Secretarias de Educação e o curso apoiará a formação dos novos profissionais, promovendo maior participação do controle social na execução da Política Pública de Transporte Escolar.
Por meio do Portal de Educação Corporativa é possível que interessados tenham acesso a diversos materiais de formação, capacitação e assistência técnica voltados aos programas do FNDE, desde cursos, vídeos, podcasts, games, dentre outros. Mais informações sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) podem ser encontradas aqui.
Fonte: FGM com dados da FNDE.