FGM, Sinvest, Casmoda e Fieg lançam projeto Confecciona Mais Moda Municípios Goianos

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Cunha, participou nesta quinta-feira (15/04), da abertura do Lançamento do projeto Confecciona Mais Moda Municípios Goianos,  uma ação liderada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Goiás (Sinvest), com apoio da Federação (Fieg) e da Federação Goiana de Municípios (FGM) e parceria estratégica do Senai e IEL Goiás. O projeto visa a qualificação de mão de obra e desenvolvimento das regiões, a partir da identificação das potencialidades de cada município.

O presidente Cunha, avaliou o momento como o ideal para executar ações para a geração de empregos. “Nós estamos em um momento de retomada, vamos nos unir, abrir as portas ao diálogo e conclamar as lideranças municipais para a importância desse projeto”, reiterou. Cunha destacou a importante união em prol do movimento municipalista. O prefeito de Campos Verdes e presidente eleito da FGM, Haroldo Naves, agradeceu o projeto em nome dos gestores goianos, vide que Campos Verdes será a primeira cidade modelo do programa.
A moda é um dos eixos estratégicos defendido amplamente pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, destacando a vocação econômica de Goiás e tornando o estado o maior Polo de Moda do Brasil, agregando valor e qualidade nos produtos fabricados. “Um dos pilares da Fieg é a Moda e vamos trabalhar, unir forças para que seja um grande negócio em Goiás. A Moda emprega muita gente, gera emprego muito rápido, com boas máquinas e treinamento adequado, realizado por nossas equipes do Senai e IEL Goiás, vamos alavancar esse segmento. Nós queremos fazer o melhor e estaremos junto com vocês. Temos expertise, são 70 anos fazendo o bem”, destacou Sandro Mabel em seu discurso na abertura do evento.
O presidente da Câmara Setorial da Moda (Casmoda) da Fieg, José Divino Arruda, conduziu o encontro online, e destacou as dificuldades que o setor passou, com a pandemia e demissão de funcionários. “Esse segmento pode ser considerado herói da resistência. Enfrentamos vários problemas na pandemia, mas estamos de volta, com demandas urgentes das indústrias para qualificar mão de obra nos municípios”, ressaltou.
Durante a reunião, o presidente da Casmoda explicou como cada prefeito pode participar do projeto. “Nós orientamos que o município que tiver interesse em qualificar e receber uma consultoria, envie um ofício ao Sinvest, esclarecendo as demandas do município. Nossa equipe, juntamente com o Senai e IEL Goiás irá formatar um projeto específico para cada região, atendendo as especificidades de cada lugar”, observou José Divino.
O diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, Claudemir José Bonatto, e a gerente da área de educação empresarial do IEL Goiás, Sandra Márcia da Silva, apresentaram aos prefeitos presentes,  o programa para desenvolver empreendimentos, por meio de capacitação e consultorias, implantando ações de prospecção de novos negócios, gerando emprego e desenvolvimento.
A reunião foi acompanhada por empresários, Sebrae,  prefeitos e representantes de Minaçu, Santa Helena, Cidade de Goiás, Doverlândia, Mossâmedes, Itapirapuã, Montividiu, Ivolândia, Nova América, Campos Verdes, Santa Bárbara, São Domingos, Inaciolândia, Morrinhos, Anhanguera, entre outros.
Participaram ainda o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira; o diretor da Faculdade Senai Ítalo Bologna e Fatesg, Dario Queija; a coordenadora de Vestuário do Senai, Hélia Maria de Faria; e a assessora executiva da Casmoda, Bartíria Rocha.
Fonte: FGM