FGM e CNM realizam Webinar com autoridades assistencialistas sobre o Censo SUAS 2020

A Federação Goiana de Municípios em parceria com a Confederação Nacional de Municipios, realizaram na tarde desta terça-feira (03), uma Webinar, debatendo a respeito do Censo SUAS 2020. O evento contou com a participação do Presidente da FGM, Jose Cunha; da Presidente do Coegemas e Presidente da Rede de Primeiras Damas da FGM, Fabiana Ceciliano; e da Consultora de Assistência Social da Confederação Nacional de Municípios, Rosângela Ribeiro. A transmissão contou com um convidado especial, o Coordenador de Serviços de Vigilância Socioassistêncial do Ministério da Cidadania, Paulo Eugênio Clemente Junior.
O Censo SUAS é um processo de coleta de dados e monitoramento realizado anualmente, desde 2007. Nele os gestores, coordenadores e conselheiros preenchem informações relacionadas à gestão e ao financiamento das ações, equipamentos, recursos humanos, serviços e participação social das unidades públicas e da Rede Socioassistencial Privada. Os dados são fundamentais para aperfeiçoar o atendimento à população, além de contribuir para a gestão de Assistência Social.
Durante mais de uma hora, Paulo Eugênio, abordou sobre diferentes temas como os prazos de preenchimento, como acessar e responder os questionários entre outros. O coordenador salientou que nesse ano, o Censo Suas tem uma novidade, “Em 2020 temos o preenchimento dos Postos de Cadastramento do CadÚnico. Trata-se de qualquer lugar que realize cadastramento e/ou atualização cadastral do CadÚnico sendo exceto um CRAS, CREAS ou Centro POP”.
Paulo Eugênio Clemente Júnior alertou aos participantes que o não preenchimento do Censo Suas pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos. “O levantamento tem um impacto no cofinanciamento dos municípios. Quem não responde ao Censo põe em risco parte do seus recursos, pois a falta de informação pode significar que o equipamento não está funcionando”, lembrou o coordenador socioassistencial do MC.
Consultora Técnica de Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro, reforçou aos gestores de assistência social a importância de realizar corretamente o preenchimento do Censo SUAS, “Imprima os questionários, discuta com sua equipe, e tenha assim as melhoras informações sobre o preenchimento”. Rosana reforçou que em 2021 será um ano de planejamento com várias medidas na área social, “Será um ano atípico de muitas atividades nesse sentido na Assistência Social. Ter os dados corretos para o próximo ano é fundamental para os que continuaram e os novos gestores”, destacou a colaboradora da CNM.
A Presidente do Coegemas  e Presidente da Rede de Primeiras Damas da FGM, Fabiana Ceciliano, parabenizou a FGM pelo importante trabalho voltado a Assistência Social dos Municípios, e reforçou a importância da participação dos gestores goiano no Censo Suas. ” Mesmo envolvidos em processo eleitoral, a administração publica não para, ainda mais em uma área tão demandada nesse momento que é a Assistência Social, continuaremos aqui orientando nossos municípios para o preenchimento dessa importante ferramenta”.
Jose Cunha, Presidente da FGM e membro do Conselho Político da CNM, agradeceu a parceria da entidade municipalista nacional bem como do Ministério da Cidadania, Somos umas das entidades que mais qualifica os gestores municipais. Isso só é possível com parceria, como a da CNM e hoje com o Ministério da Cidadania”.

Assista a transmissão completa aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação da FGM