FGM realiza reunião para conter avanços da Omicron e Chikungunya nos municípios goianos

A Federação Goiana de Municípios (FGM) reuniu-se com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA), da Secretaria Estadual da Saúde, e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) para discutir o avanço da variante Omicron e da Chikungunya nos municípios goianos. Bem como traçar estratégias de informação e enfrentamento dos vírus.

Em sua explanação, a Superintendente da SUVISA, Flúvia Amorim, apresentou um alerta sobre o aumento de casos de Chikungunya, no comparativo de 2019 a 2021. Com o início das chuvas, a preocupação tange sobre uma nova pandemia por conta da nova variante Omicron, onde 32 municípios já estão com casos confirmados, somada aos casos crescentes de Chikungunya.

“Coloco aqui a necessidade dos fiscais de saúde municipais, em levantar com precisão os índices de casos para não gerar um fator acumulativo no enfrentamento dessas demandas”, afirmou Flúvia.

A Secretária Executiva do Cosems, Jaqueline Costa, propôs um planejamento conjunto entre as partes, para buscar uma prevenção antes que ocorra de fato essa pandemia somada aos casos de Chikungunya. “Precisamos intervir junto aos Fiscais de Saúde e, principalmente, com a população. É necessário mostrar o número de casos e os cuidados necessários”.

Como promotor da saúde, o Presidente Haroldo Naves colocou a FGM à disposição da causa. “Faremos uma mobilização dos Prefeitos e Prefeitas sobre a gravidade da doença e iniciaremos uma conscientização para que os Gestores possam fazer mutirões em seus municípios. A população precisa ficar ciente desta expansão”.

Como resultado da reunião as partes realizarão um projeto à ser divulgado sobre o aumento de casos e a necessidade de atenção.

FGM