FGM realiza parceria com o IBGE para realização do Censo 2022

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves participou, nesta terça-feira (19) da reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a realização do Censo Demográficos nos municípios goianos, que iniciarão ainda neste ano.

A busca foi de beneficiar os pequenos municípios e principalmente as regiões com divergências de limites territoriais. O IBGE buscou a FGM, reconhecendo a sua influência e desenvolvimento, para realizar uma parceria visando unir forças pra notificar os municípios sobre a importância da participação nas reuniões.

As reuniões de planejamento e acompanhamento do censo ( REPACs) são de extrema importância, uma vez que servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM. É válido ressaltar que, após o fechamento do Censo, não será possível realizar alterações sobre a população e informações territoriais.

A FGM ressalta a importância e solicita atenção aos prefeitos e prefeitas, quanto as notificações para agendamentos das reuniões que serão realizadas pelo IBGE aos municípios. As reuniões acontecerão até o mês de dezembro e a participação dos mesmos é fundamental para o acompanhamento das etapas do Censo, que consistem em visitas garantindo a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados.

Teste do Censo

No dia 4/11 será realizado o lançamento do evento teste do Censo, em Damolândia. O objetivo dos eventos-testes será colocar à prova, em campo, os sistemas e equipamentos que serão utilizados no Censo do ano que vem, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos.

FGM