FGM protocola ofício pedindo prorrogação no prazo na instalação de câmeras de segurança para o transporte escolar

A fiscalização do transporte escolar ligados aos municípios goianos, realizada pelo Detran-GO, começa no dia 26 de fevereiro. A vistoria semestral dos veículos traz uma novidade, a exigência da instalação de dispositivos de visão indireta, que podem ser câmera-monitor de ré e retrovisores ou câmera-monitor dianteira ou outro sistema equivalente. A obrigatoriedade desses novos equipamentos passou a vigorar no dia 1º de janeiro de 2018 e está prevista na resolução 504/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Preocupada com a adequação dos municípios a nova regra, a FGM protocolou ofício no Detran, pedindo  a viabilidade de prorrogação dos prazos da exigência da instalação dos novos dispositivos de segurança. Para o presidente da FGM Haroldo Naves, a adequação dos veículos solicitada pelo Detran é válida, mas tendo em vista a grande dificuldade financeira que os gestores tem enfrentado, as exigências são muitas e os recursos são poucos. “Esperamos a sensibilidade do Detran, para a adequação dos municípios a nova obrigatoriedade, através da não aplicação de penalidades” pontua o presidente.
A fiscalização do transporte escolar público é realizada semestralmente pelo Detran-GO, em parceria com o Ministério Público do Estado. Neste semestre, a expectativa é vistoriar 4.650 veículos nos 246 municípios goianos.
Veja aqui o ofício protocolado pela FGM