FGM promove comparativo do ICMS e FPM entre o primeiro trimestre de 2021 e 2020

A Área Técnica da Federação Goiana de Municípios (FGM), com dados da Secretaria Estadual de Economia,  promoveu um comparativo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, 2020. Para uma melhor compreensão, o documento traz os valores de forma separada.
A FGM tem promovido levantamentos técnicos para colaborar com as administrações municipais. Os valores podem ser amparo para a promoção de políticas públicas e possibilitar um maior controle orçamentário. Em relação ao ICMS, a variação teve um acréscimo de 18,03% no comparativo do primeiro trimestre de 2021 e 2020. Quanto ao FPM, em valores brutos, a variação entre os dois anos foi de 16,37%.
O Presidente Cunha ressalta a importância destes dados para os municípios. “Um município só consegue atingir uma administração célebre quando conhece todas as receitas e contas. É importante para o Prefeito ou Prefeita realizar comparativos até para otimizar sua gestão. Para fomentar este trabalho, a FGM”.

Para acessar os Documentos técnicos, acesse aqui:

Comparativo ICMS: primeiro trimestre de 2021 x Primeiro trimestre de 2020
Comparativo FPM: primeiro trimestre de 2021 x Primeiro trimestre de 2020
Fonte: FGM