FGM promove capacitação virtual sobre o Programa Opera Goiás

A Federação Goiana de Municípios (FGM) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a capacitação virtual para os Gestores Goianos do Programa Opera Goiás. Com as explanações do Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o municipalismo pode compreender a relevância desta iniciativa para saúde do Estado.

Em sua fala o Presidente da FGM, Haroldo Naves, agradeceu o Secretário Ismael pelos incansáveis esforços com Goiás. “Gestores temos a oportunidade de mudar a saúde de nosso Estado. O sucesso deste programa passa também pelo trabalho de mobilização das prefeituras no sentido de apresentar para os hospitais. Passamos por um período pandêmico e o Secretário sempre esteve ao nosso lado, nesta oportunidade não será diferente”.

O Programa vem como uma resposta à necessidade de ampliação de oferta de serviços cirúrgicos eletivos frente ao acumulo dos mesmos por conta da pandemia COVID-19.  Outro ponto enfatizado pelo Secretário de Estado é a Descentralização para a realização de procedimentos cirúrgicos.

Ismael Alexandrino seguiu por toda reunião retirando dúvidas dos Secretários Municipais de Saúde e apresentou a Portaria publicada sobre o Programa. “É válido enfatizar que o programa visa a valorização correta dos profissionais, além de buscar apenas as vagas excedentes. Em nenhum momento irá prejudicar o funcionamento dos centros de saúde”.

Sobre a questão de áreas de atendimento o Secretário apresentou diversos tipos de grupos de procedimentos cirúrgicos eletivos, “a cirurgia geral, ortopedia e traumatologia, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia além de angiologia e cirurgia vascular, são exemplos de como o Opera Goiás pode mudar o Estado”.

Ismael Alexandrino reforçou a necessidade dos Gestores em mobilizar seus municípios. Com a participação de Prefeitos e Secretários, representantes do Consellho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) também reforçaram a importância do Programa.

Confira a Portaria oficial do Opera Goiás