FGM promove análise técnica do Índice de Desempenho dos Municípios Goianos

O Instituto Mauro Borges de Pesquisas e Estatísticas (IMB) divulgou o Índice de Desempenho dos Municípios Goianos. Produzido a cada dois anos, o índice avalia o contexto socioeconômico dos 246 municípios em seis áreas de atuação: Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Trabalho. Com base nos dados, a Federação Goiana de Municípios (FGM) preparou uma análise técnica colocando um comparativo por região e com o último Índice apresentado.

Para o estudo, o IMB usou um diagnóstico obtido da análise de diversas dimensões em cada uma das áreas permite subsidiar o planejamento das ações dos governos nas esferas municipais e estadual, além de utilizar metodologia semelhante à da construção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A análise das seis áreas vistas conjuntamente resulta no índice de desenvolvimento dos municípios goianos (IDM). Logo, a configuração final do estudo mostrou que, no balanço geral dos índices mapeados, Ouvidor foi o município que apresentou o melhor desempenho; seguido pela capital Goiânia (2º); Chapadão do Ceú (3º); Morro Agudo de Goiás (4º) e Alto Horizonte (5º). Ficando o município de Santa Rita do Araguaia na última posição do ranking.

Para mais informações sobe o Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, clique aqui.

Estudo Técnico 

No estudo promovido pela FGM, o último índice é exposto para realizar um comparativo com os números atuais. Os valores por município também são colocados. Os Ranking por Região e o ranking geral também foi colocado na análise. Para conferir:

Análise técnica FGM

FGM