FGM prestigia cerimônia de entrega de caminhões a 17 municípios goianos

  • por

A Federação Goiana de Municípios (FGM) participou, nessa terça-feira (20), da entrega de caminhões basculantes para 17 municípios goianos. A ação promovida pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tendo sua origem nas emendas do então senador, Wilder Morais. O maquinário faz parte do programa Mecaniza Campo, que visa à melhoria na infraestrutura, com a recuperação da malha viária, especialmente em estradas vicinais.
Para a aquisição dos caminhões, foram investidos R$ 4.715.247,20, por meio de emenda parlamentar e com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Entre os municípios beneficiados estão Água Fria de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Araguapaz, Bom Jardim de Goiás, Cavalcante, Cristianópolis, Davinópolis, Edéia, Santo Antônio do Descoberto, Simolândia, Novo Gama, São Miguel do Passa Quatro, Teresina de Goiás, Turvelândia e Itajá.

O evento contou com a participação do Governador Ronaldo Caiado, que afirmou, “até março do ano que vem, a previsão é entregar mais 163 máquinas e equipamentos, como retroescavadeira, caminhões pipa, pá carregadeira e caminhão de lixo. No caso desse maquinário, serão investidos R$ 46.273.530,00”.  O Secretário titular da Seapa, Tiago Mendonça destacou a oportunidade de desenvolvimento. ““Os municípios terão condições de investir em infraestrutura, garantindo melhoria de estradas e da logística aos produtores rurais e demais pessoas que trafegam por esses locais”.

Em seu momento de fala, o Presidente da FGM e Vice-Presidente da CNM, Haroldo Naves agradeceu a ação municipalista do ex-senador Wilder Morais e ressaltou o compromisso com o desenvolvimento do Estado. “Este maquinário pode transformar gestões e mudar a vida da população, como prefeito sei o quanto emendas podem colaborar com nossas administrações. Goiás está caminhando na direção do desenvolvimento e a FGM está lutando por todas as demandas dos nossos Prefeitos e Prefeitas”.
Em resposta ao Presidente Haroldo, Wilder Morais afirmou estar realizado. “Estou orgulhoso de, mesmo sem exercer mandato, correr o Estado de Goiás e fazer o que mais gosto: levar emendas para mudar a vida das pessoas nos municípios. É uma realização pessoal”, afirmou o ex-senador.

Participaram também o Vice-Governador de Goiás, Lincoln Tejota, Deputados e Líderes de Autarquias Estaduais. Na solenidade também foi lançado o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado e a Semana da Agricultura Familiar em Goiás, que ocorre até o dia 23 de julho, com programação virtual, das 14 às 16h15, no canal da Emater no Youtube.
FGM