FGM, Prefeitos e Governo Estadual reúnem-se para tratar medidas para o combate à Covid no feriado de Páscoa

A Federação Goiana de Municípios (FGM) reuniu-se, nesta quarta-feira (31/03), junto ao governador Ronaldo Caiado, prefeitos municipais e forças de segurança do Estado para discutir medidas de combate à Covid-19 durante o feriado de Páscoa. Na oportunidade, foi reforçado a importância de manter as medidas de distanciamento social nos próximos dias em que o comércio voltará a funcionar, além da questão do uso das forças de segurança para corroborar com esse cuidado.

O governador explanou que as restrições são fundamentais para a redução ou estabilização da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está em 94,8%. “As pessoas estão realmente cansadas, mas devem ter consciência da dificuldade que vivemos”, reiterou.

Apoio à segurança

Sobre a questão do apoio à segurança dos municípios neste feriado, Ronaldo Caiado declarou que, “a Polícia Militar vai reforçar a fiscalização em 13 cidades turísticas de Goiás durante o ferido da Semana Santa para evitar aglomerações e fiscalizar o cumprimento das medidas de combate à pandemia de Covid-19”. O Governador estendeu as medidas de apoio com a Policia Rodoviária Estadual, que fará abordagens preventivas de possíveis viajantes para cidades turísticas.

O Secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Rodney Miranda retificou a fala do governador afirmando que todas as forças de segurança estão alinhadas para a operação de fiscalização e controle social nos municípios. “Daremos apoio às ações [das prefeituras] para manutenção da ordem pública. Vamos focar no combate à violência, mas coibir, na medida do possível, as aglomerações e baladas que se avolumam em alguns pontos”, destacou.

Parecer da Secretaria de Estado da Saúde

Durante a reunião, a superintendente de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, detalhou os números de internações e óbitos em Goiás nesta segunda onda da pandemia da Covid-19, que já atingiu patamar superior ao registrado no ano passado. “No pico da primeira onda, tivemos, na pior semana, 422 óbitos por data de ocorrência em sete dias. Em 2021, já estamos, em uma única semana, com 739 óbitos confirmados”, disse. “Isso significa que estamos vivendo o pior momento dessa pandemia no Estado”.
Flúvia ainda ressaltou que a taxa de ocupação de leitos de UTI permanece acima de 90% há um mês. “O número de pedidos [de UTI] deixou de subir, mas não caiu. Cerca de 200 pessoas ainda estão na fila de espera de um leito”, e completou: “Precisamos fiscalizar e cobrar da população e dos empresários a utilização dos protocolos de biossegurança”.
Atenção Prefeitos
Também presente na videoconferência, o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi, parabenizou a coerência do governador Ronaldo Caiado em cumprir a palavra de reabrir as atividades não essenciais após o período de 14 dias, mas lamentou que a retomada do comércio ocorra às vésperas da Semana Santa. “Estamos observando a reabertura das atividades, lógico que com restrições ainda, mas coincidindo infelizmente com o início de um feriado longo. Isso nos preocupa bastante e vai exigir de todos os prefeitos uma maior atenção”, declarou.
Municipalismo participativo
Os Prefeitos e Prefeitas presentes na reunião puderam dar o seu parecer referente ao cenário de seus municípios, colocando suas expectativas e dificuldades em relação as medidas de combate à Covid-19. A voz reivindicativa dos líderes municipalistas expuseram uma falta de profissionais de segurança pública, mas afirmaram a adesão popular ao decreto do Estado.
O Presidente Cunha destaca a importância dessas políticas. “Felizmente, os Prefeitos e Prefeitas estão cuidando de sua população. Colocando medidas protetivas, investindo na saúde e procurando melhorias. As administrações serão lembradas por isso”.
Fonte: FGM