FGM participa do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

  • por

A Federação Goiana dos Municípios (FGM) participou do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 – Goiás. Esta edição teve a participação de 29 municípios, com 48 projetos inscritos em 7 categorias, pois não houve inscritos na categoria cooperação e governança regional, que seria a oitava. Objetivo da premiação é a promoção do desenvolvimento municipal e reconhecimento ao prefeito ou prefeita que destinaram atenção especial e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios de suas cidades.

Os 29 municípios goianos participantes foram Acreúna, Águas Lindas, Alexânia, Anhanguera, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Cristalina, Goianésia, Goiânia, Goiás, Ipameri, Jandaia, Mara Rosa, Minaçu, Mineiros, Niquelândia, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Pirenópolis, Pontalina, Porangatu, Rio Quente, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Silvânia, Trindade, Valparaíso e Vianópolis.

Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, agradeceu o apoio de todas as instituições parcerias do Prêmio e evidenciou a importância da participação dos prefeitos. “É um privilégio ter 29 prefeitos inscritos no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, mostra uma nova cultura: saímos da gestão provedora par a uma gestão empreendedora, além da visibilidade dada aos prefeitos, com o apoio do governador Ronaldo Caiado que cumpre os repasses aos municípios” enfatizou.

Professor Osvaldo Guimarães, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, abriu o evento destacando que, “este é um dos eventos mais importantes Sistema Sebrae”, pois envolve parceiros importantes no desenvolvimento do país, como as pequenas empresas e poder público. Guimarães cumprimentou os e recordou que Goiás, em edições anteriores desta premiação, conquistou a premiação nacional com os municípios de Campos Verdes, quando da gestão do prefeito de Haroldo Naves; e Sanclerlândia, na gestão anterior do prefeito Itamar Leão.

48 projetos de 29 municípios foram julgados

Objetivo da premiação é a promoção do desenvolvimento municipal e reconhecimento ao prefeito ou prefeita que destinaram atenção especial e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios de suas cidades.

O Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enfatizou “a alegria de Goiás de retomar a participação ao prêmio, após seis anos sem aderir ao edital nacional”. Goiás, nesta edição 2022, teve 48 projetos de 29 municípios.

“Consideramos, portanto, que todos os prefeitos são vitoriosos, porque já estão transformando a realidade da sua população em seus municípios”, completou Antônio Carlos. “A equipe Sebrae atuou de forma parceira com todas as cidades, promovendo ações em sinergia com os parceiros, fortalecendo ações de políticas públicas. Neste ano em que o Sebrae completa 50 anos de história fica o nosso reconhecimento e os nossos cumprimentos a todos os executivos municipais”, completou Antônio Carlos.

Segundo o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim da Castro, o órgão está sempre presente nas ações do governo estadual e enfatizou que o Sebrae proporciona oportunidades importantes para as cidades se desenvolverem, por meio do fortalecimento das pequenas empresas. “Quando os prefeitos e prefeitas entendem que as soluções dos municípios estão nos próprios municípios, o desenvolvimento chega, pois é nas cidades que estão as pequenas empresas e elas contribuem para o desenvolvimento local”.

O secretário Geral da Governadoria do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, que representou o Governador Ronaldo Caiado, recordou quando foi convidado pelo governador para compor sua equipe, “ele reforçou que estamos aqui como qualquer outro cidadão que mora em Goiás e estamos aqui para servir, por isso, estou muito feliz em participar desta cerimônia e o poder público está para servir a população”.

Categorias

Nesta edição, o prêmio trouxe oito categorias: desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; marketing territorial e setores econômicos; inovação e sustentabilidade; cooperação e governança regional; cidade empreendedora Região Centro-Oeste.

O vencedor ou vencedora de cada categoria, na etapa estadual, estará automaticamente inscrito na etapa nacional. O fluxo da premiação estabelece as etapas estaduais e a nacional. A premiação nacional vai acontecer dia 28 de junho próximo, na sede do Sebrae, em Brasília (DF).

A comissão julgadora estadual teve a participação de cinco membros, sendo eles: Cleiton Pereira de Melo (Prefeito de Itauçu e Presidente da Associação Goiana dos Municípios); César Moura (Secretário Estadual da Retomada); Fabrício Borges Amaral (Presidente da Agência Goiás Turismo); Haroldo Naves Soares (Prefeito de Campos Verdes e Presidente da Federação dos Municípios); Rodrigo Souza Zanzoni (Tribunal de Contas do Município – TCM); Fábio Burigo Zanuzzi (Sebrae Nacional).

Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 – etapa estadual – GOIÁS

Categoria: CIDADE EMPREENDEDORA – REGIÃO CENTRO-OESTE

3° colocado – Projeto Vale Feira

Aderson Liberato Gouvea – Prefeito da Cidade de Goiás

2° colocado – Projeto Natal Premiado

Samuel dos Reis Cotrim – Prefeito de Vianópolis

Vencedora – Projeto Plano de Retomada da Economia Pós Pandemia

Nárcia Kelly Alves da Silva – Prefeita de Bela Vista de Goiás

 

Categoria: COMPRAS GOVERNAMENTAIS

3° colocado – Projeto Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Lucas de Carvalho Antonietti – Prefeito de Águas Lindas de Goiás

2° colocado – Projeto Compras Governamentais em Palmeiras de Goiás

Vando Vitor Alves – Prefeito de Palmeiras de Goiás

Vencedor – Projeto Agricultura Familiar no Município de Mineiros

Aleomar de Oliveira Rezende – Prefeito de Mineiros

Categoria: DESBUROCRATIZAÇÃO

Vencedor – Projeto Desburocratização em Alexândia

Alysson Silva Lima – Prefeito de Alexânia

 

Categoria: MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS

3° colocado – Projeto Flipiri

Nivaldo Antônio de Melo – Prefeito de Pirenópolis

2° colocado – Projeto Outorgas

Daniel Sabino Vaz – Prefeito de Cristalina

Vencedor – Projeto Limão Taiti

Marcelo Martins de Paiva – Prefeito de Anhanguera

 

Categoria: SALA DO EMPREENDEDOR

 

3° colocado – Projeto Sala do Empreendedor de Trindade

Marden Gabriel Alves de A. Junior – Prefeito de Trindade

2° colocado – Projeto Empreender para Crescer

Claudiomar Contin Portugal – Prefeito de Acreúna

Vencedor – Projeto Sala do Empreendedor de Ipameri

Jânio Pacheco – Prefeito de Ipameri

 

Categoria: EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

3° colocada – Projeto Professor Empreendedor Digital

Vanuza Primo de Araújo Valadares – Prefeita de Porangatu

2° colocado – Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos Trindade

Marden Gabriel Alves de A. Junior – Prefeito de Trindade

Vencedor – Projeto Empreendedorismo Informal: Interação Família e Escola

Edson Guimarães de Faria – Prefeito de Pontalina

 

Categoria: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

3° colocada – Projeto Cidade Resíduo Zero

Milena Pereira Lopes Moura – Prefeita de Jandaia

2° colocado – Projeto Parceria que Gera Desenvolvimento

Daniel Sabino Vaz – Prefeito de Cristalina

Vencedor – Projeto Álbum de Figurinhas – Nossa História e Nossa Cultura

Marcelo Martins de Paiva – Prefeito de Anhanguera

FGM