FGM participa do lançamento do novo cartão do idoso

Na data em que se comemora o Dia Internacional e Nacional do Idoso (1º/10), o governador Ronaldo Caiado anunciou a reforma da Casa do Idoso Vila Mutirão e a construção de um centro de convivência na unidade. Os investimentos somam R$ 1,8 milhão e o início das obras está previsto para novembro.
Durante o evento, que contou com a participação da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado,  e o Presidente da FGM, José Cunha, o governador também apresentou o novo Passaporte do Idoso, que contemplará, na primeira etapa, 1.025 pessoas com mais de 60 anos. Os benefícios entregues fazem parte da agenda de trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), liderada por Lúcia Vânia.
Construída na década de 1980, a Casa do Idoso da Vila Mutirão não passava por uma reforma há mais três décadas. A capacidade é para 60 pessoas em 30 casas-lares, mas apenas oito moradores estão atualmente no local, devido à carência de infraestrutura. Com a reforma, o espaço voltará a atender a quantidade de pessoas para o qual foi projetado. Outra novidade é a construção de um espaço de convivência, que será aberto aos moradores e ao público externo, com piscina e toda infraestrutura necessária à prática de esporte e lazer
“O dever do Estado é esse: estar mais próximo do cidadão”, pontuou Caiado. No caso específico dos idosos, o governador registrou a importância de prover atividades que fazem bem ao corpo e à mente, como exercícios na piscina, fisioterapia, leitura e também as ferramentas tecnológicas, que aproximam o grupo da terceira idade a seus familiares. Tudo isso estará disponível no novo centro, que tem uma demanda de 100 pessoas na fila de espera.
Em quebra de protocolo durante a solenidade, Ronaldo Caiado não hesitou em passar o microfone para aqueles que realmente são protagonistas, mas nem sempre a voz tem forte ressonância na sociedade. Escolhido para receber o documento das mãos das autoridades, em representação a todos que serão agraciados com a medida, Alcebíades Pereira de Carvalho, de 94 anos, arrancou aplausos do governador.
“Tenho acompanhado, todos os dias, o seu trabalho na televisão, e vejo que está forte e no lugar que é necessário. Gosto de ver a pessoa que cuida do povo como o senhor está cuidando”, afirmou seu Alcebíades. “É uma honra, para mim, participar desse evento e receber da mão do governador o passaporte. Se der oportunidade para viajar, viajo com muita honra”, emendou ele, ao demonstrar que vigor não está relacionado, exclusivamente, aos jovens.
Durante todo ano de 2019, o Governo de Goiás entregou mais de 13 mil passaportes do idoso, documento que garante viagens intermunicipais gratuitas e dá acesso a atividades de cultura, como cinema e clubes. Com a remessa de 2020, o número de beneficiados chegará a mais de 14 mil. Podem receber o benefício, pessoas com idade a partir de 60 anos, com renda familiar mensal máxima de três salários mínimos e que resida no Estado. Caiado agradeceu o trabalho da secretária Lúcia Vânia, com quem atuou, concomitantemente, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “O benefício continuado deu dignidade ao idoso”, disse.
Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha, ressalta que a a junção do Estado e dos Municípios na defesa dos direitos dos idosos é fundamental, “Por ser uma parcela que já ajudou tanto o nosso Estado, não podemos deixar de ter um olhar especial para essa população”.