FGM participa de reunião no TCM sobre gastos com saúde dos municípios em Goiânia

A Federação Goiana de Municípios (FGM) participou na tarde desta quinta-feira (10/08), no TCM/GO, de reunião com o presidente Joaquim de Castro. Na ocasião a FGM, foi representada pelo vice-presidente, Francisco Júnior, onde juntamente com a AGM e o seu presidente, Paulo Sérgio, foi discutido sobre os gastos que os municípios têm com a saúde em Goiânia, como a manutenção de casa de apoio, deslocamento e demais gastos relacionados a saúde municipal.
A questão levantada é que as áreas da gestão municipal como, saúde, educação e assistência social, precisam atingir um índice de 15% nos gastos. Mas o tribunal tem entendido que esses gastos específicos da saúde, são incluídos na área social, o que na realidade não ocorre.
Para o vice-presidente, Francisco Júnior, a proposta das entidades é que aconteça uma alteração e que esses gastos sejam incluídos, na área correta que seria da saúde. Assim fazendo com que cada área consiga atingir o seu percentual correto de gastos e não ultrapasse.
O presidente, Joaquim de Castro, mostrou-se sensível ao pedido das entidades municipalistas, e apontou que o próprio TCM, irá realizar um estudo técnico sobre a viabilidade de que os gastos tanto como em transporte, e das casas de apoio, passem a entrar na cota percentual da saúde. Lembramos que a FGM, continuará lutando para que as mudanças necessárias ocorram e os municípios não sejam prejudicados.