FGM participa de palestra da Vice-Governadoria sobre reconhecimento federal e declaração de situação de emergência

A Federação Goiana de Municípios (FGM) participou da palestra sobre reconhecimento federal e declaração de situação de emergência que foi realizado para orientar os gestores que vem sofrendo com as consequências do grande volume de chuvas nos seus municípios.

No encontro realizado no Clube de Engenharia, foram abordados os procedimentos e critérios para o reconhecimento federal e para declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, e o sistema integrado de informações a desastres.

Diversas cidades goianas têm sofrido com as consequências do grande volume de chuvas que atinge todo o Estado e em 17 delas foi decretada situação de emergência. Segundo o vice-governador, a palestra tem como objetivo facilitar o acesso das prefeituras aos recursos federais, esfera que concentra a maior quantidade de verba pública.

O evento teve participação do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna, e o ex-secretário Adonídio Neto.

O prefeito de Nova Crixás, Lazáro Valdivino da Silva representou a FGM e disse que esse é um momento que é necessária união. “Esse é um momento que devemos ter empatia e solidariedade, a FGM se coloca a disposição para contribuir de todas as formas possíveis com os gestores e municípios atingidos” , comentou.

O prazo para reconhecimento depende muito da atuação do prefeito e do município, mas, em geral, leva em torno de 30 dias. Há ações na parte de socorro, em que o Ministério de Desenvolvimento Regional consegue atender de imediato, com recursos disponibilizados de forma mais urgente. Depois, a atuação para o restabelecimento dos serviços.

FGM