FGM participa de assinatura do aditivo de contrato entre Saneago e BRK

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves participou, na manhã desta terça-feira (31), da assinatura do aditivo de contrato entre a Saneago e a BRK, relativo à prestação de serviços de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, Jataí, Rio Verde e Trindade. Na oportunidade, Haroldo representou o movimento municipalista. O documento viabiliza a continuidade da parceria, visando a meta da universalização do atendimento com esgotamento sanitário nestes quatro municípios, até 2023. Neste e no próximo ano, serão investidos R$478 milhões na expansão e na operação dos sistemas de esgoto.

O contrato da Saneago com a BRK foi o primeiro modelo de subdelegação no País. O aditivo é resultado de dois anos e meio de estudos aprofundados de um Grupo de Trabalho especializado no tema e adéqua cláusulas contratuais e cronograma de prazos, revisa metas e plano de investimentos e promove reequilíbrio econômico. Durante o evento, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, frisou que o documento define um cronograma bem claro de realização de investimentos e que isso refletirá em “melhores condições de saúde, com respeito ao meio ambiente e aos nossos mananciais”.

Haroldo Naves durante a assinatura do aditivo de contrato entre Saneago e BRK

Durante o encontro, Haroldo frisou que a universalização esgotamento sanitário é uma meta para todos os municípios do Estado e exemplos como Jataí e Rio Verde devem ser repercutidos por Goiás. “Os trabalhos precisam acompanhar o crescimento dos municípios, bem como operar os sistemas com qualidade. Com o aprimoramento do planejamento, investimentos constantes e eficiência nos processos uma transformação será alcançado”.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski ressaltou que “o trabalho da BRK nesses quatro municípios e os investimentos da Saneago em todo o Estado possibilitaram aumento na cobertura de serviço de esgotamento sanitário em Goiás, saindo de 58,7% em 2019 para 68% hoje e podendo ultrapassar os 70% até o final deste ano”. Iniciada há nove anos, a subdelegação passa por uma reestruturação, representada pelo aditivo, e inclusive atende ao entendimento do Tribunal de Contas do Estado. A assinatura pública demonstra total transparência e está alinhada ao fortalecimento das regras de compliance das duas companhias.