FGM esteve presente no evento de formalização dos contratos do Programa Aprendiz do Futuro

Na manhã desta quinta-feira (28), o Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) Haroldo Naves esteve presente na formalização dos contratos e entrega dos kits aos jovens selecionados para o Programa Aprendiz do Futuro. 5 mil jovens foram selecionados para o programa onde passarão por cursos de qualificação técnica voltada para o mercado de trabalho, trabalharão em órgãos do Estado e terão desempenho escolar acompanhado.

O projeto proporciona a primeira oportunidade profissional, é educativo, mas também profissionalizante, conseguindo realizar a inclusão social, aumento na renda familiar, melhoria na qualidade de vida e garantia da permanência do jovem na escola. Todos os jovens do programa receberão salário, vale-alimentação, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme. Além de um tablet com dados móveis inclusos para aprimorar seus estudos.

Modelo de Referência

O programa Aprendiz do Futuro será utilizado como referência em seis países europeus. O Governo de Goiás recebeu, em agosto deste ano, representantes da aliança Demá Jovem, que trabalha com encaminhamento profissional em Portugal, Espanha, Romênia, Itália, Suécia, Holanda e Brasil, por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), para conhecer o programa estadual.

A projeção internacional é resultado de características que torna a iniciativa do Governo de Goiás diferenciada em relação a programas similares. Destacam-se o investimento em tecnologia, grade de cursos direcionada à demanda de mercado de trabalho, foco no aprendizado escolar, acompanhamento por equipe multiprofissional e o vale-alimentação. Os jovens contemplados ainda terão oportunidade de realizar um intercâmbio em Barcelona, na Espanha.

Um grupo de dez alunos será selecionado, conforme desempenho, para a viagem que será totalmente custeada pelo programa. Além disso, a rede de aprendizagem do Estado de Goiás vai receber 10 jovens espanhóis para troca de experiências.

FGM