FGM elabora parecer técnico sobre as estimativas populacionais de 2021 do IBGE

  • por

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) divulgou as estimativas populacionais, para 2021, dos municípios brasileiros. Os números serão utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para fixar os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2022. Com base nos números divulgados, a Federação Goiana de Municípios (FGM) fez as projeções e as análises dos dados para o Estado de Goiás.

Segundo os números divulgados Goiás tem 7.206.589 habitantes, um crescimento de 1,291% em relação a estimativa populacional de 2020. Em relação aos índices de participação no FPM, a variação populacional, seja positiva ou negativa, foi insuficiente para alterar os coeficientes de 229 municípios, que permanecerão inalterados em 2022.

A atualização da contagem populacional é um pleito recorrente da FGM. Uma recontagem deveria ter sido feita em 2015, com a realização do Censo em 2020. Nenhuma das duas obrigações foi cumprida, com prejuízos aos municípios, inclusive, na vacinação contra a COVID-19, já que as vacinas eram distribuídas com base na estimativa populacional.

Para conferir o parecer técnico que contempla os cálculos de FPM, com relação de perdas e ganhos, baseadas no coeficiente, acesse o link abaixo:

Nota Técnica Estimativa Populacional 2021

FGM