FGM e Segplan capacitam gestores sobre a Rede Siconv

Durante toda essa quinta-feira (15/03), mais de 100 gestores municipais participaram de mais uma capacitação de sucesso da FGM que foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). A Rede Siconv teve como objetivo oferecer o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse aos gestores municipais.
Prestigiaram o evento o presidente da FGM Haroldo Naves, o secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita, o Coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento José Antônio de Aguiar Neto, a gerente da Central de Projetos de Captação de Recurso da Segplan Patrícia Paiva e a representante do governo estadual do Amapá e palestrante Marilene Nascimento.
A oferta de capacitações técnicas pela FGM tem sido um trabalho intenso, para o presidente Haroldo Naves, “capacitações que auxiliam os municípios na captação de recursos é uma ferramenta essencial dentro da administração municipal, quanto mais informações os técnicos conseguirem mais poderão levar aos seus municípios. É uma oportunidade dos gestores conhecerem melhor o sistema e auxiliar em seu trabalho desenvolvido no seu município” frisa.
O principal objetivo da é ampliar significativamente a capacitação dos usuários do SICONV, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do Sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos. Segundo o secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita, a rede tem possibilitado a execução de políticas públicas com eficácia. “A compreensão total do servidor com sistema auxilia na concretização dos projetos municipais”.
A Rede Siconv cria a expectativa que fomente um círculo virtuoso, onde os resultados serão compartilhados por todos os entes da federação, na execução mais efetiva das políticas públicas com impactos diretos para os beneficiários finais e, consequentemente, no aumento da qualidade das prestações de contas finais no que se refere ao decréscimo dos processos de inadimplências. O coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento José Antônio de Aguiar Neto, ponderou em seu discurso de abertura que a rede é uma forma de multiplicar e contribuir para a ampliação e captação de recursos e melhorar a gestão pública dentro dos municípios.
Toda a capacitação foi ministrada pela palestrante Marilene dos Santos Nascimento, que destacou que a rede objetiva aumentar a eficiência das transferências voluntárias dos municípios.
Com o objetivo de orientar melhor os gestores eguem as apresentações utilizadas.
1-Razao de ser da captacao de Recursos
2-Apresentação Emendas
3-PROJETOS – SICONV – 2018 – Revisado