FGM e Goiás Turismo debatem sobre criação de nova rota de turismo em Goiás

Com o objetivo de ampliar o roteiro turístico de Goiás, a Federação Goiana de Municípios (FGM) recebeu na manhã desta terça-feira (7) representantes da Goiás Turismo para debater os processos, viabilidade e obstáculos para a criação de nova rota no estado. Na ocasião, participaram gestores regionais de dez municípios que pretendem criar a Região Turística das Pedras Preciosas (veja lista abaixo).
O presidente da FGM, Haroldo Naves, detalhou que a região possui grande potencial atrativo, principalmente com a exploração de pedras preciosas, como diamante e ouro, e o contexto histórico dos Municípios. “Essa região é muito diferente em relação às demais rotas turísticas próximas às cidades do local, como da Serra da Mesa e do Rio Araguaia. Diante disso, os Municípios dessa região buscam uma categorização que se adeque à realidade”, afirmou.

Haroldo Naves pontuou as especificidades da região (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


João Lino também afirmou que os Municípios que tiverem interesse em fazer parte e continuar  no mapa turístico do estado devem preparar os gestores municipais envolvidos com a pasta. Atualmente, dos 246 Municípios que compõem o estado, apenas 49 fazem parte das rotas turísticas em Goiás.O gerente de projeto e produtos da Goiás Turismo, João Lino, afirmou que o processo exige planejamento para que se forme uma base sólida  para a construção de uma rota que permita o retorno de investimentos dos Municípios. “Os prefeitos devem ter em mente a importância de se prepararem para não encontrar surpresas negativas. Não adiantará fazer uma superpromoção da região, por exemplo, se as cidades não tiverem condições para hospedar os visitantes”, aconselhou.

João Lino detalhou o mapa turístico de Goiás (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


Municípios convidados para participar da reunião e da rota turística:Os participantes também falaram sobre os potenciais de cada Município para fazer parte da nova rota turística. O prefeito de Crixás, Plínio Paiva, por exemplo, ressaltou que a cidade poderá fazer parcerias com entidades privadas para alavancar o turismo na região, principalmente com foco nas minas de ouro  e no centro histórico do Município. O prefeito de Pilar de Goiás, Sávio Soares, também destacou o potencial histórico da cidade.
Campos Verdes*;
Santa Terezinha;
Alto Horizonte;
Crixás*;
Uirapuru;
Guarinos*;
Itapaci;
Pilar de Goiás*;
São Luiz do Norte;
Hidrolina*.
* Prefeitos presentes na reunião: Haroldo Naves (Campos Verdes), Plínio Paiva (Crixás), Sávio Soares (Pilar de Goiás), Ana Maria (Guarinos) e Osvaldo Vaz (Hidrolina).