FGM e COSEMS assinam termo de cooperação técnica

A Federação Goiana de Municípios (FGM) assinou nesta terça-feira, 19, um termo de cooperação técnica com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS-GO). A entidade, que presta um exímio trabalho na defesa da saúde pública, se legitimando como uma força política tendo a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde de Goiás. Agora, soma forças com a FGM na luta pelo progresso municipalista.
Participaram do encontro o Presidente da FGM, Cunha e representando o COSEMS, a Secretária de Saúde de Chapadão do Céu e Presidente da entidade, Verônica Wottrich, além de outros colaboradores. Cunha destacou que as assinaturas representam muito mais do que a validade do documento. “Esse é o início de uma longa parceria, nesse período de incertezas na saúde, mas de muito esperança, um laço como o que construímos aqui, nos motiva a traçar novas alianças, pois apenas com união e muito trabalho, enfrentaremos as problemáticas que desta pasta tão importante”.
A Presidente Verônica Wottrich, conhecendo o papel participativo da FGM, espera que a colaboração elucide os entes sobre temas sensíveis neste início de ano. “Cidades do interior receberam a primeira remessa de vacinas. Estamos buscando informações sobre a logística de outras doses e de aplicação. Outro tema importante  da vacinação é o respeito ao cronograma. Sabemos da realidade dos municípios, mas nessa oportunidade, para a inibição de fraudes, serão 10 parâmetros de segurança e os gestores deverão prestar contas para cada dose, sendo até responsabilizados. Por isso alertamos, cuidado gestores!”.
Tema abordado em duas Webnars pela FGM, a transição de mandatos, foi endossada pela presidente “Lembro aqui da importância da troca colaborativa de mandatos. Alguns gestores nos procuraram por encontrar dificuldades no acesso as informações. A troca tem que ser responsável, pois quem perde é apenas o município. É importante lembrar que para o controle e início de planejamento de políticas públicas, os municípios, devem nomear o mais breve, um secretário municipal de saúde”.
A FGM estima que novos projetos e conquistas sejam celebrados à partir deste acordo. Colocamos a entidade a disposição para qualquer colaboração.

FONTE: Assessoria de comunicação FGM