FGM e comitiva de Taiwan debatem fortalecimento do comércio exterior

Uma comitiva de representantes de Taipei Taiwan no Brasil visitou na tarde desta quarta-feira, 30, a sede da Federação Goiana de Municípios, em Goiânia. Os representantes Tsung-Che Chang, Chang Chen, Simon Cheng e Eduardo Lin estiveram juntos com o Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, José de Sousa Cunha, o Diretor Financeiro da entidade e Prefeito de Terezópolis de Goiás, Francisco Alves Junior e a Presidente da Rede de Primeiras Damas da FGM, Fabiana Ceciliano. No encontro foram discutidas possibilidade de fortalecimento do comércio dos municípios goianos com a província chinesa.
Taiwan, ou Formosa, é uma pequena ilha na costa sudeste da China, na Ásia. Embora seja uma província chinesa, Taiwan tem uma forma mista de governo com certa autonomia e também se autointitula República da China. A sede do governo é Taipei. Com área de 36.193 km, Taiwan tem 23.468.000 habitantes.
Esta é a segunda visita da comitiva na entidade municipalista goiana. Em diálogo com o embaixador, Cunha, lembrou da diversidade de produtos que o Estado de Goiás tem, que podem ter destino à importação para Taiwan, “Por ser localizado no planalto central, bem no coração do Brasil, o Estado de Goiás tem uma posição privilegiada, isso contribui para a diversidade de produtos que temos. Tanto na agropecuária, na mineração, no artesanato, a nossa pluralidade faz com que os 246 municípios goianos têm algo para oferecer.
Tsung-Che Chang mostrou muito interesse nos produtos goianos, “A diversidade unida com a qualidade dos produtos goianos interessa muita a população de Taiwan. Com esse dialogo com a federação goiana de municípios temos a certeza que isso beneficiará muito o Estado de Goiás, fortalecendo sua economia alinhada com a geração de emprego e renda”. No encontro ficou agendada outra reunião dos representantes do país com Prefeitos (as) do nosso Estado para apresentação das vantagens de investimento do país em território goiano, para que posteriormente possa ser feito uma viajem de expedição dos gestores goianos para a província chinesa.