FGM e COEGEMAS promovem webinar sobre a importância da participação da mulher na administração pública

A Federação Goiana de Municípios (FGM), em comemoração ao mês das mulheres, promoveu, na quinta-feira (18), uma Webinar, para mais de 900 expectadores, sobre a importância da participação da mulher na administração pública. Participaram do encontro o Presidente da FGM, José de Sousa Cunha; a Presidente da Rede de Primeiras Damas da FGM e Presidente do Coegemas/Goiás, Fabiana Ceciliano; Primeira Dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado e a Juíza de Direito da Vara de Custódias de Goiânia e Professora da Escola de Magistratura do Estado de Goiás, Dra. Ana Cláudia Veloso Magalhães.
Em suas explanações, o Presidente Cunha destacou o contexto histórico de participação da mulher na vida pública. “Desde o seu direito ao voto, as mulheres tem contribuído valorosamente para as gestões municipais. A Cada líder eleita, seja como prefeita, governadora e até presidente… temos um ponto de vista diferente, mas principalmente uma representatividade feminina”. Ressaltou o Presidente.
Cunha ressaltou que a Webinar tem como grande objetivo incentivar a efetiva participação da mulher na administração pública e elogiou o trabalho da primeira-dama Gracinha Caiado à frente do Gabinete de Políticas Sociais e da OVG. “Vivemos esse momento de pandemia, mas temos que trabalhar ações pós-pandemia também. Por isso, quero parabenizar a senhora Gracinha Caiado pelo trabalho que tem desenvolvido em todo o Estado. Essa parceria entre primeiras-damas municipais e a senhora é de notório resultado”, assinalou.
Fabiana Ceciliano
A Presidente do Coegemas, Fabiana Ceciliano, que foi primeira-dama de São Miguel do Passa Quatro e secretária de Assistência Social deste munícipio até dezembro de 2020, contou de sua experiência enquanto gestora durante a pandemia. “Temos que dar oportunidades para todas as mulheres. Tenho certeza de que violência contra mulher acontece em todos os cantos. Não se esqueçam de olhar por essas mulheres. Ser primeira-dama é ter o dever de fazer esse papel com coragem e determinação em prol de sua comunidade.”
 
Gracinha Caiado
A primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, destacou a importância da presença de mulheres na administração pública. ““Quando falamos sobre esse tema, temos um exemplo aqui no Governo de Goiás. entre os 89.591 servidores ativos do Estado de Goiás, 47.753, ou seja, 54%, são mulheres”.
Gracinha destacou as várias missões das mulheres. “Quantas mulheres trabalhadoras na saúde, educação, segurança e assistência, que estão há um ano trabalhando incansavelmente para vencer esse vírus. E, muitas vezes, acumulando trabalho externo e as funções de casa. Ocupar cargos na administração pública nunca será fácil, mas quanto mais mulheres tivermos, quem ganha com isso é a sociedade”, disse Gracinha Caiado.
 
Juíza Ana Cláudia  
Em seu momento de fala, a Juíza de Direito, Ana Cláudia Veloso Magalhães pontuou a importância da atenção a mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade, especialmente neste momento da pandemia. “As políticas voltadas a estender as mãos para as gestoras municipais, são o alicerce da atuação da mulher no município. Temos que cuidar das vulnerabilidades, inclusive das mulheres. A participação da mulher nesse quesito é fundamental. Como a mulher em situação de vulnerabilidade está cuidando de suas casas, de sua família, do orçamento. Temos que olhar para essas mulheres.”

 
Valorização das Primeiras-damas e Primeiros-cavalheiros 
Na oportunidade, a FGM distribuiu aos participantes do encontro, uma caneca personalizada. Como forma de valorização ao trabalho incansável das primeiras-damas municipais e primeiros-cavalheiros, a entidade convida-0s, após ao lockdown do Governo de Goiás a retirar na sede da FGM a sua caneca personalizada. Este é um gesto de respeito e gratidão da Federação aos esforços destes gestores. É importante ressaltar que, como se trata de um brinde exclusivo, é necessário agendar a retirada de seu brinde.
Para assistir a Live na íntegra acesse o link abaixo:

FGM e COEGEMAS – A importância da participação da MULHER na Administração Pública

Fonte: FGM