FGM e Codevasf dialogam benefícios para os municípios goianos

Com o trabalho de luta pelos municipalismo, o Presidente da Federação Goiana de Municípios, José Cunha, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 22, com o Chefe do Escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) em Goiás, Ciro José Costa. A reunião proposta pela FGM teve como objetivo discutir parcerias com propósito de intensificar as ações da Codevasf nos 246 municípios goianos.
Outro ponto em debate foi a Lei 14.053, de 2020, que inclui novas bacias hidrográficas na área de atuação da empresa publica. A norma autoriza a Codevasf a atuar nas bacias hidrográficas dos rios Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo (MG) e as demais bacias hidrográficas e litorâneas dos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte (antes apenas Alagoas, Maranhão e Sergipe tinham todo o território contemplado).
Durante o encontro, o Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha, lembrou que a expansão da Codevasf  foi uma grande vitória municipalista, com atuação direta do Senador da República, Vanderlan Cardoso, “Com os 246 municípios goianos incluídos, temos a certeza que são mais investimentos, beneficiando a população goiana”.
Cícero José da Costa explicou que a Codevasf trabalha em diferentes áreas, “Somos uma instituição com uma capacidade de atuar em diferentes frentes de trabalho. Podemos citar irrigação, Revitalização das Bacias Hidrográficas, Preservação de Rios, Esgotamento Sanitário, Preservação do Meio Ambiente, além de obras estruturantes.
Ele ainda destacou a atuação da Codevasf na disponibilidade aos municípios de maquinários, ” Já entregamos diversas máquinas pesadas aos municípios goianos fruto de emendas parlamentares. Estaremos realizando mais uma entrega com a presença de caminhões coletores. Devido ao valor alto, muitos municípios só terão esse equipamento graças a nossa ação”.