FGM divulga manual para cadastro ou alteração do Secretário (a) Municipal de Educação

A Federação Goiana de Municípios (FGM) com os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) preparou um manual para o cadastro ou alteração do Secretário (a) Municipal de Educação, que é realizado com o acesso do Prefeito (a) ao (SIMEC). Ao efetuar o login, o gestor deverá acessar o PAR do município. O módulo PAR do SIMEC constituí a ferramenta onde oferece aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
Para ter acesso ao manual completo, com imagens do passo a passo, basta clicar no link abaixo: 
MANUAL – FNDE 
Para alterar o secretário municipal de educação deverá ser realizado os seguintes passos: 
1) O primeiro passo é inativar o antigo. Ao acessar os “Dados da Unidade” do município, o Prefeito deverá clicar no ícone “Dirigente Municipal de Educação”, onde aparecerá os dados do DME a ser alterado. Quando a tela atualizar, clicar no ícone que fica ao lado do botão editar, para que seja possível inativar o antigo DME. Ao abrir a tela para inativar o DME, deve-se informar a data da exoneração clicando no calendário ou digitando a data no campo “Fim do mandato” e clicar no ícone INATIVAR. Ao inativar o DME, o ícone + INCLUIR ficará disponível para inclusão dos dados do atual DME.
2) Ao clicar no ícone “+ Incluir”, uma nova janela abrirá para inserção dos dados do novo DME. As informações deverão ser preenchidas nesta tela e todos os campos com “*“são obrigatórios! Após o preenchimento, clicar no ícone SALVAR. Os dados do novo DME aparecerão na tela principal dos “Dados da unidade” como “Dirigente Ativo” e a situação no PAR aparecerá como “Ativo”, contudo o DME ainda não tem acesso ao SIMEC.
3) Para a liberação do acesso, faz-se necessário abrir uma demanda pela ferramenta PAR Fale Conosco (https://www.fnde.gov.br/parfaleconosco/index.php/público) solicitando a liberação do acesso do DME nos módulos PAR, PAR 2011-2014 e Obras 2.0.
4) Após o cadastro no PAR Fale Conosco, selecione a área Senhas do SIMEC-PAR, Assunto “Dúvidas gerais”. No campo “Mensagem”, além da descrição da dúvida, insira as seguintes informações do usuário: 1º) Nome completo 2º) CPF 3º) Município/UF 4º) Cargo 5º) Telefone de contato. A portaria ou o decreto de nomeação do atual DME deverá ser anexado à mensagem. Após todo o preenchimento, clicar no ícone “Enviar”.
5) A equipe técnica responsável pela liberação do acesso aos módulos PAR, PAR 2011- 2014 e Obra 2.0 receberá a demanda e com base nos dados informados e na portaria/decreto de nomeação realizará a liberação do acesso do DME que ocorrerá em até 48 horas do recebimento da demanda.
FONTE: Assessoria de comunicação FGM e FNDE