FGM discute pauta Municipalista no encontro da CNM em Brasília

Os próximos passos da articulação da Federação Goiana de Municípios e Confederação Nacional de Municípios com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federal foram tema da primeira reunião entre os 27 presidentes das entidades estaduais. O Estado Goiás foi representado pelo Presidente da FGM, Haroldo Naves. O Conselho Político da Confederação  esteve reunido na sede, em Brasília, na terça-feira, 12 de fevereiro, e definiu as ações e temas prioritários a tratar com governo, parlamentares e tribunais.

Vice-Presidente da CNM, e membro efetivo do conselho político, Haroldo Naves, destacou os sete pleitos estruturantes que serão pautas do municipalismo em 2019: “Foram definidas pelos representantes  dos mais de 5.000 Municípios brasileiros sete pautas fundamentais para os Munícipes. São elas a nova previdência; novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente; novas regras de licitações, definidas no PL 6814/2017; reforma tributária; novas regras para consórcios, nos PLs 2.542/2015 e 2.543/2015; teto dos gastos públicos federais (alterações na EC 95/2016); e MP 868/2018, do Saneamento”, frisou.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, ressaltou a importância do cenário político no Brasil e a agenda do movimento nas semanas seguintes. “O mundo está caminhando para fortalecimento da gestão local. Não há como melhorar a vida da população e as condições dos Municípios se isso não ocorrer. Hoje essas pautas ajudaram a fechar as contas e poderá salvar o atual mandato dos prefeitos, também efetivamente mudar relação federativa”, argumentou.