FGM convida os municípios goianos para participar da Virada Ambiental 2021

  • por

A Federação Goiana de Municípios (FGM) convida todos os Municípios goianos para participarem da Virada Ambiental 2021, e para isso, basta realizar o plantio de mudas de árvores nativas durante o mês de novembro. A ideia é que os gestores municipais de todo o país participem com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do plantio para a conservação da biodiversidade e dos ganhos que acontecem com ações de reflorestamento.

O Município interessado em participar deve se comprometer com o plantio orientado de mudas de árvores durante a semana do dia 22 de novembro. A primeira edição do projeto, em 2019, foi voltada aos Municípios de Goiás, onde surgiu a proposta. Agora, a meta é fazer a iniciativa se tornar nacional, levando a ação para pelo menos um Município de cada Estado.

No dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A data é um marco na luta contra o desmatamento e também um momento oportuno para trazer a importância do reflorestamento. Tendo isso em vista, a equipe técnica de meio ambiente participou da reunião da organização do evento, na pauta estavam os parâmetros de divulgação e metas para edição deste ano. A meta acordada é que todos os municípios de Goiás participem e pelo menos um município de cada Unidade da Federação.

 

Como participar

A Virada Ambiental ocorrerá durante o mês de novembro. Para participar é muito simples, o gestor municipal pode se inscrever através do formulário disponível aqui ou assinando um termo de adesão ao projeto para demonstrar o interesse e enviá-lo para o email: [email protected] ou [email protected]. Basta realizar uma das duas formas de adesão ao projeto, não é necessário fazer as duas. A escolha fica a cargo do Município.

Em seguida vem a etapa de preparação das áreas do plantio. A FGM orienta que devem ser escolhidas mudas de plantas nativas do bioma em que o Município se encontra. Por fim, os participantes apresentam os documentos comprobatórios como fotos do plantio, vídeos ou notas publicitárias, e o certificado de compra ou doação de mudas.

Parcerias

Idealizado pela Universidade Federal de Goiás, o projeto tem como colaboradores a Federação Goiana de Municípios (FGM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Associação Goiana de Municípios (AGM), a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão, Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater). Outras instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta, também apoiam a Virada Ambiental.

FGM