FGM convida gestores para evento de apoio à adesão ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e CISBAN

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Federação Goiana de Municípios (FGM), Secretaria da Retomada, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), lançam na sexta-feira (14/05), ações de apoio e incentivo a criação e operacionalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento será em formato virtual, transmitido pelo canal da Seapa no Youtube (www.youtube.com/seapagoias), a partir das 14 horas, e é voltado para prefeitos, secretários de agricultura, bem como profissionais da área de sanidade.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é executado pela Prefeitura. É responsável pela inspeção e fiscalização das agroindústrias de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados e em trânsito no município. Tornando indispensável a participação de um gestor municipal, e acreditando na força do municipalismo convidamos todos os prefeitos e prefeitas a participarem,
O objetivo do Governo do Estado com a ação é contribuir com a operacionalização do SIM nos municípios, de modo a oferecer orientações técnicas e jurídicas para fomentar a instituição e a operacionalização de Serviços de Inspeção Municipais, por meio de Consórcios Públicos ou não. A ideia é propiciar a criação e a regularização de agroindústrias no Estado de Goiás, agregando valor às cadeias produtivas e gerando oportunidades de emprego e renda.
As ações pretendem, ainda, contribuir para as boas práticas de fabricação dos produtos de origem animal, na expectativa de que estes cheguem aos clientes e consumidores com qualidade, dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente.
A iniciativa tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás). Durante o evento, também será lançada uma cartilha elaborada pela Seapa com informações e orientações para a operacionalização do SIM. Nos próximos dias, a Secretaria também realizará reuniões técnicas com consórcios e grupos de municípios para continuidade dos trabalhos.
Lançamento do projeto de apoio ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM): Política pública de acesso à comercialização e fortalecimento da economia local
Quando: sexta-feira, 14 de maio de 2021
Horário: 14 horas
Local: Canal do Youtube da Seapa

CISBAN-GO

Mas atenção gestores, logo em seguida, realizaremos a primeira reunião Técnica do projeto, com os representantes dos municípios do CISBAN-GO.
Data: 14/05 (sexta-feira)
Horário: 15h00
Link para a reunião: https://meet.google.com/yhd-yghj-pye
Público alvo: gestores municipais do CISBAN-GO – prefeitos, secretários de agricultura, representantes da câmara dos vereadores e demais envolvidos na temática.
FGM e SEAPA