FGM apoia campanha do setembro verde, dedicado à doação de órgãos

Com a intenção de conscientizar, informar sobre a importância da doação de órgãos foi criada por meio da lei nº 15.463, de junho de 2014, que institui o mês de setembro como oficial da doação de órgãos e tecidos. Mês dedicado a propagar e disseminar sobre a cultura de salvar vidas, por meio de um ato fraternidade, que é a doação. O intuito é de sensibilizar a população para a importância da doação.
A FGM, sempre engajada em campanhas de destaque e que leve o melhor para os municípios e a população, apoia e incentiva a campanha durante todo o mês, e estimula que os municípios realizem ações voltadas a esta ação. Abordando sobre o tema o presidente, Haroldo Naves, ressalva que é “preciso, levar a todos a sensibilidade da importância da doação de órgãos, uma doação não salva só uma vida, mas várias” pontua o gestor.
Em Goiás, são realizados transplantes de córneas, rins, coração e medula óssea, sendo que o de córneas é o mais comum. Somente ano passado, 778 transplantes do tipo foram realizados no estado. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Goiás ocupa, atualmente, o terceiro lugar no ranking nacional de transplantes do tecido.