FGM alerta sobre os prazos para retificação dos dados do Censo Suas 2021

  • por

A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa sobre o prazo para que os gestores municipais de Assistência Social façam a retificação dos questionários do Censo Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2021, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de dezembro. As datas para análise e/ou correção dos dados serão por meio do portal governamental gov.br.

O não cumprimento dos prazos estipulados, pode culminar com que o Município sofra atraso nos repasses ou interrupção. Além do que, o não preenchimento do questionário pode causar a suspensão do cofinanciamento federal.

O Censo Suas é uma ferramenta de gestão que deve ser realizada de forma anual, por meio das unidades de referência da Assistência Social. A coleta de dados é feita através de um questionário disponibilizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) em conjunto com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI).

O preenchimento do questionário é de suma importância para o aprimoramento e o fortalecimento da política de Assistência Social, visto que as informações são utilizadas como indicadores para expansão de recursos e redes socioassistenciais.

FGM e CNM