FGM adere-se à causa Novembro Azul

Confirmando seu interesse social, a Federação Goiana de Municípios (FGM) adere-se a campanha Novembro Azul que diz respeito a uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras) e adesão de celebridades a causa.
A Federação Goiana de Municípios se coloca em defesa da prevenção e do tratamento desse mal que permeia a população brasileira. Como apaiadores da saúde, a Federação corrobora com a causa em defesa da ciência em relação a ignorância e a desinformação sobre o tema. Prevenção salva vidas.
Fonte: FGM