Festa de 198 anos em Pirenópolis é um dos principais patrimônios imateriais do Brasil

Tradicional desde 1819, a Festa do Divino Espírito Santo que acontece na cidade de Pirenópolis é uma das mais ricas expressões da religiosidade popular brasileira, consolidando-se como elemento fundamental de sua identidade cultural. Trata-se de uma significativa expressão cultural, a ponto de ser tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial brasileiro em 2010.

A festa em devoção ao Espírito Santo veio para as terras brasileiras graças ao processo de colonização. Em Pirenópolis, no início do século XIX, ela foi promovida por Coronel Joaquim da Costa Teixeira, conhecido como o Imperador do Divino – cargo dado ao responsável por promover e organizar a festa.

Em 1826, foram introduzidas as Cavalhadas, hoje uma marca registrada do evento. No mesmo ano, foi confeccionada pela primeira vez a Cora do Divino, oferecida pelo então Imperador Padre Manuel Amância da Luz. Uma tradição que também surgiu aí foi a distribuição de pães, alfenins e Verônicas (doces feitos de açúcar puro) de casa em casa para a população.

Entre as principais manifestações, destacam a Folia do Divino, as Novenas, as apresentações folclóricas, a entrega de lanças, as pastorinhas, o levantamento do mastro, o cortejo imperial e muitas outras práticas que tornaram essa festa um patrimônio dos goianos.

Fonte: Curta Mais