Feira Pró-Genética chega aos municípios do interior de Goiás

Neste mês de outubro será realizada a feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). O evento contará com duas edições, tendo como objetivo realizar a venda de touros puros de origem (PO).

Sendo organizada pela Emater e com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a primeira edição do evento ocorre na cidade de Anápolis no próximo dia 15 de outubro (sexta-feira), a partir das 8 horas da manhã, no Sindicato Rural do município. Já a segunda edição acontece em Sanclerlândia, no dia 23 de outubro, também às 8 horas da manhã, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Esse evento é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A ABCZ é encarregada pela parte de comercialização dos animais. Na cidade de Anápolis, o Sindicato Rural, além de fornecer o local do evento, atua ainda no processo de mobilização dos produtores. Já no município de Sanclerlândia, a prefeitura é a responsável por ceder o espaço para a realização da feira.

Além do comércio dos touros, a feira pretende oferecer, por meio de palestras, conhecimento acerca da genética e produtividade do gado. Os participantes também poderão saber mais sobre linhas de crédito para aquisição de animais puros de origem.

Estarão presentes, como patrocinadores do evento, empresas e organizações responsáveis pela concessão de financiamentos aos produtores rurais, como o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil também estará presente, como apoiador da feira.

Os eventos seguirão todos os protocolos sanitários de combate ao coronavírus estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização de máscara e prática do distanciamento social são indispensáveis para a participação nos encontros.

Feira Pró-Genética 

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro foi concebido pela ABCZ, sendo realizado conjuntamente com os governos estaduais e municipais representados pelos órgãos de extensão rural. A iniciativa foi colocada em prática inicialmente em Uberada, município de Minas Gerais.

Em Goiás, o programa é executado desde 2014 pela parceria entre ABCZ e Emater. A Agência Goiana é responsável por efetuar a mobilização dos pequenos e médios produtores e fornecer todo o suporte técnico e informacional em relação aos animais e como melhorar sua produtividade.

Desde que foi implantado no Estado até o ano de 2021, já foram comercializados, em mais de 15 municípios goianos, mais de 240 touros puro de origem das raças Nelore, Nelore Mocha, Tabapuã, Sindi e outras.

Emater realiza palestra sobre recuperação de pastagem na Cidade de Goiás

A Emater participa no próximo dia 30 de outubro (sábado), às 8 horas da manhã, do 2º Shopping de Touros, na Cidade de Goiás. O técnico da instituição, Fernando Coelho, irá ministrar uma palestra sobre recuperação de pastagem no âmbito da bovinocultura de corte. Além da palestra, a Agência Goiana atua na organização e mobilização dos produtores que participarão do evento e possuem interesse em adquirir os animais

O evento, que tem como finalidade a comercialização de touros PO da raça Nelore, será realizado no Parque de Exposições Vale da Serra e a venda dos animais terá início às 9 horas da manhã, logo após a palestra.

O Shopping de Touros acontece nos moldes da feira Pró-Genética, ou seja, o produtor interessado terá todo o suporte e facilidade para realizar a compra do touro PO. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Goiás, Sindicato Rural de Goiás e Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura.

FGM e Emater