Estudo mostra que Goiás cresce acima da média nacional em 2017

Relatório do Mapa da Recuperação Econômica, estudo encomendado pelo Banco Santander, dos economistas Everton Gomes e Rodolfo Margato, revela que Goiás figura entre os principais estados brasileiros na recuperação do PIB em 2017, com previsão positiva de 2,2%, o 4º estado no ranking nacional de recuperação da economia. O tema foi destaque na edição que circulou no início desta semana no jornal Valor Econômico. A reportagem revela que das 27 unidades da federação, apenas sete devem registrar queda do PIB este ano.
Segundo o estudo, o PIB nacional deve crescer 0,5% no período, enquanto que o PIB de Goiás deve ter saldo positivo de 2,2%, puxado, principalmente, pelo agronegócio, com taxa positiva de 9,3%; seguido da indústria, 1,3% e serviços, 1,1%. O economista Rodolfo Margato disse em entrevista ao Valor Econômico, que em estados como Goiás “a renda agrícola está exercendo efeitos indiretos importantes sobre as agroindústrias, o mercado de trabalho e o setor de serviços”, potencializando os estímulos ao aquecimento da economia na Região Centro-Oeste.
O resultado da pesquisa deixa claro que a política de atração de negócios do Governo do Estado, com foco na diversificação dos ramos de atuação, já demonstrou resultados, e Goiás conseguiu passar de forma menos dolorosa pela longa crise que atingiu o Brasil. No ranking nacional, Goiás está na 4ª posição entre os estados que mais crescerão em 2017. A safra nacional recorde de grãos deve atuar como uma espécie de locomotiva de crescimento para as economias da região Centro-Oeste.
O governador Marconi Perillo soube atrair investimentos para o Estado e, paralelamente, antecipou à crise com um forte contingenciamento de gastos, o corte de cargos comissionados e economia na gestão da máquina pública. A ação gerou uma poupança que agora está fomentando os municípios do interior que passam por dificuldades financeiras, por meio do Programa Goiás na Frente, que prevê, para o biênio 2017/2018, cerca de R$ 9 bilhões em investimentos nos 246 municípios goianos, com foco na infraestrutura.
Desempenho do PIB dos Estados
1º Mato Grosso (5,1%)
2º Maranhão (3,1%)
3º Mato Grosso do Sul (2,4%)
4º Goiás (2,2%)
5º Santa Catarina (2%)
 
 
Fonte: FGM com dados do Goiás Agora