Escolha do livro literário começa nesta quinta-feira, 18

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos já podem escolher as obras literárias que serão distribuídas às escolas públicas da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e do ensino médio por meio Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Esta é a primeira vez que as próprias unidades de ensino poderão selecionar os livros que vão compor acervos de bibliotecas e salas de aulas, além de exemplares que ficarão com os próprios estudantes.
A escolha do PNLD Literário 2018 deve ser feita por meio do sistema PDDE Interativo, de 18 a 31 de outubro. Para ajudar na tarefa, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou em seu portal eletrônico o guia digital do programa, que contém resenhas e informações sobre todas as obras selecionadas para esta edição.
Dentro do guia, pode-se pesquisar sobre as obras indicadas para educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ensino médio. E escolher aquelas que são mais adequadas ao projeto pedagógico de cada unidade de ensino. O FNDE também disponibilizou em seu portal eletrônico orientações gerais sobre o processo de escolha, assim como as normas de conduta que devem ser seguidas pelas escolas neste período.
Quantitativo
Para educação infantil e turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio, a seleção será de acervos para biblioteca e de dois livros para cada aluno. Veja abaixo quadro com os quantitativos de cada acervo:

Categorias 1 a 4 Acervos para sala de aula
1 – Creche I – 0 a 1 ano e 6 meses 20 obras
2 – Creche II – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 20 obras
3 – Pré-escola – 4 anos a 5 anos 11 meses 25 obras
4 – Anos iniciais EF – 1º ao 3º ano 35 obras
Categorias 5 e 6 Acervos para biblioteca
5 – Anos iniciais EF – 4º e 5º anos 50 obras
6 – Ensino médio – 1ª a 3ª séries 50 obras
Categorias 5 e 6 Livros do aluno
5 – Anos iniciais EF – 4º e 5º anos 2 obras por estudante
6 – Ensino médio – 1ª a 3ª séries 2 obras por estudante

 
Fonte: FNDE