Erradicação de lixões e recuperação de área degradada: gestores municipais participam de capacitação

Com o apoio institucional da Federação Goiana dos Municípios (FGM), a ABLP Regional CO-TO promove, nessa quarta-feira (06), no Auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o ‘Curso Técnico Erradicação de Lixões e Recuperação de Área Degradada’. Gestores municipais e entidades participam da capacitação.

A abertura do evento, contou com a participação de João Gianes Netto, presidente da ABLP e Joaquim Alves de Castro Neto, presidente do TCM, que enalteceram a importância da discussão a respeito do tema e além do cuidado com a erradicação dos lixões.

E para falar sobre ‘Legislação, Responsabilidades e o novo Marco Legal do Saneamento’, Dr. José Antônio Tietzmanne Silva, ministrou palestra que abordou as mudanças advindas do novo marco: “falar de meio ambiente é uma necessidade vital. Temos que balizar as condutas para que seja matematicamente viável”, enfatizou.

Em seguida, o ‘Impacto Ambiental dos Lixões’, foi discutido por Clovis Benvenuto, com a mediação de Marco Aurélio Branco Gonçalves. Clovis também abordou em palestra a problemática e soluções dos lixões e aterros sanitários.

“Se não juntar (evitar dispersão no meio urbano e ambiente), coletar, afastar e destinar de forma adequada o lixo, a atitude gera problema grave de saúde pública e meio ambiente”, destacou Clovis Benvenuto. E concluiu: “portanto, gestão de resíduos é atividade de utilidade pública com caráter de essencialidade”.

A manhã de capacitações foi finalizada com a exposição sobre case da erradicação do lixão estrutura, pelo professor Paulo Celso dos Reis.

A programação o para o período da tarde foi moderada pelo Luciano Banzatto com as seguintes temáticas:

  • Soluções para recuperação de áreas degradadas: Geol. Pedro Pessoa Dib
  •  Avaliação de custos de recuperação: Engº Clovis Benvenuto
  • Eraldo Henriques de Carvalho
  • Lixões e Aterros Sanitários e Efeitos dos gases e efeito estufa: Prof. Diógenes Aires de Melo
  • Catadores e uso/ocupação de áreas degradadas: João Gianesi Netto
  • Expectativa do MP nas metas do Marco Legal
  • Linhas de Financiamento para os municípios – CEF

FGM