Entidades Municipalistas buscam soluções com o governo do Estado sobre Goiás na Frente

O Presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, e o diretor da Associação Goiana de Municípios, Issy Quinan Junior, além de técnicos do Tribunal de Contas do Estado, estiveram com o Secretário de Governo, Ernesto Roller nesta quarta-feira, 06. Na reunião que aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foram discutidas possíveis soluções para resolver o empasse do Programa Goiás na Frente.
O Programa  foi lançado em 2017, pelo governo de Estado, e diante da crise financeira, diversas parcelas estão em atrasos totalizando cerca de 1.968 parcelas em aberto, com o pagamento de apenas 30% do valor. Foram feitos 334 convênios com 221 prefeituras goianas , dos quais apenas 38 foram executados completamente.
O Presidente da FGM, Haroldo Naves, destacou as soluções apresentadas ao governo pela entidade: “Sabemos da dificuldade financeira que passa o governo. Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde apresentamos possíveis recursos para continuação do programa como as emendas de bancadas dos nossos parlamentares do congresso nacional, as impositivas do Estado, financiamentos com órgãos como a SUDECO, BNDES, BB, CEF, entre outros. Também a utilização de recursos do Fundo Protege e Goiás Fomento”, ressaltou.
Issy Quinan frisou a necessidade da continuidade do programa. ” Os Municípios não tem condições de arcar sozinhos com a continuidade das obras. São diversas execuções que são estruturantes as cidades, e com o passar do tempo estão se deteriorando. Com um bom diálogo que tivemos com o secretário Roller, estamos confiantes na resolução dessa situação”, afirmou.
Ernesto Roller salientou a que o objetivo do governo é resolver tal situação o mais rápido possível: ” Vamos analisar com a nossa equipe técnica as propostas enviadas pelas entidades. Infelizmente com recursos próprios fica inviável a continuidade do programa. Sabemos da dificuldade dos prefeitos, que foram feitos refém. O nosso objetivo é resolver a questão de forma rápida é transparente, pontou.