Entenda a importância da Conferência Nacional de Educação

  • por

A Federação Goiana de Municipios (FGM) chama atenção aos gestores goianos sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae). Realizada a cada quatro anos, a conferência representa um espaço aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional. Ela é organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Neste sentido, para que a Conferência Nacional aconteça, prevista para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, se faz necessário a realização das Conferências Municipais, Estaduais e Distritais.

A quarta edição da Conae terá como tema a “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. As pautas debatidas nos dias de evento perpassarão pelo Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034; Sistema Nacional de Educação; Educação Nacional, abordando aspectos como formação de professores e formação continuada; Base Nacional Comum Curricular – Currículos; financiamento, entre outros; e Equidade e Qualidade na Educação.

Na busca pela garantia de um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação, as Comissões Permanentes do Fórum Nacional de Educação (FNE) decidiram pela prorrogação do prazo final para a realização das Conferências Municipais de Educação, que poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2022. As Conferências Estaduais e Distrital de Educação devem ser realizadas de 1º de março a 30 de abril de 2022.

Confira abaixo os documentos referentes à IV Conae:

Documento Referência
Regimento Interno
Orientações para a realização das Conferências Municipais, Intermunicipais, Estaduais e Distrital de Educação

FGM e Undime