Em reunião na FGM, Enel aborda sobre Guia de Podas para melhorar fornecimento elétrico nos municípios

A Enel esteve na última quinta-feira (11/10), em reunião na FGM, onde tratou sobre a dificuldade com as prefeituras em relação a poda de árvores, o que acaba afetando o fornecimento de energia aos municípios do Estado. O intuito da Enel é que a FGM seja um canal de comunicação e aproximação entre os municípios e a distribuidora de energia elétrica, facilitando assim a autorização para que a poda seja realizada de forma adequada.
Nos 246 municípios do Estado a relação entre as redes de energia elétrica e a arborização não é harmoniosa, infelizmente a implantação do sistema elétrico no passado foi realizada de forma errada e independente, o que causa hoje conflito e atrapalha no fornecimento. E nos últimos anos o problema se agravou, à medida que novas espécies foram introduzidas por moradores e pela própria gestão pública.
Ao todo, no Estado de Goiás, 95,54% dos municípios são atendidos pelas redes de distribuição da Enel. Contudo, em todos os municípios há de certa forma uma relação direta e indireta com a arborização urbana e potenciais conflitos às redes elétricas aéreas. Segundo a Especialista da Área de Licenciamento Fundiário da Enel, Walleska Aquino, a poda correta é extremamente importante para o fornecimento de energia elétrica de qualidade, hoje um dos grandes problemas na interrupção de energia é a vegetação.  “A ideia que foi apresentada a FGM é o nosso “Guia de Podas Enel”, que foi elaborado junto com a AMMA, este que é um documento técnico onde explica quais as árvores que devem ser plantadas embaixo das redes, qual a melhor forma do planejamento urbano e as formas adequadas de poda da vegetação e que irá nortear as prefeituras. Como forte representante queremos o apoio para que o guia chegue a todos” pontuou a especialista.

O principal intuito da Enel é a divulgação do Guia de Podas e a aproximação com os municípios. Um dos principais problemas enfrentados pela distribuidora, é a forma incorreta e a falta de poda, com o período chuvoso a situação se agrava. “Precisamos que os municípios nos autorizem a poda da vegetação para que seja feita de forma adequada como é proposto no nosso guia. Além de que seja orientado o local de destinação de forma adequada em cada município” frisa Walleska.
Walleska ainda destacou sobre a atuação do Ministério Público como mais um agente apoiador, que irá auxiliar na aproximação com os municípios e atuará como um facilitador para autorizações, além da padronização de documentos.
Acesse aqui o GUIA DE PODAS