Edital para adesão de prefeituras ao Balcão Expresso é aberto pelo Governo Estadual

A Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead) publica o aviso de chamamento público para início da primeira etapa de implantação do Balcão Expresso em municípios goianos. Nesta fase, serão selecionadas 30 cidades, em que não há agência do Vapt Vupt, para assinatura de convênio por meio do qual será ofertado o canal de atendimento de serviços públicos.
Para a implantação do Balcão Expresso, as prefeituras interessadas devem encaminhar à Sead uma carta de intenções por meio do endereço eletrônico [email protected], até o dia 18 de junho. Será observada a disponibilidade orçamentária dos municípios para a manutenção do serviço.  O Estado de Goiás irá atuar na capacitação dos servidores municipais para o atendimento aos cidadãos por meio da plataforma Expresso.
Balcão Expresso
O objetivo do Balcão Expresso é atender os cidadãos que moram em diferentes lugares do Estado e têm pouca instrução digital ou não contam com acesso facilitado à internet. Por isso, há a intenção de abrir postos avançados de atendimento em parceria com as prefeituras, com servidores municipais treinados para facilitar o acesso da população local ao serviço digital.
O balcão integra a proposta de universalização de serviços do Expresso, uma ferramenta digital lançada pelo Governo de Goiás para facilitar o acesso a atendimentos de demandas dos cidadãos. O programa oferece mais de 70 serviços por meio do site www.expresso.go.gov.br e de aplicativo de celular.
Acesso
Além da publicação no Diário Oficial do Estado, o edital com todas as informações sobre o chamamento público do Balcão Expresso está disponível no site da Sead – www.administracao.go.gov.br -, no banner do Expresso. A divulgação dos 30 primeiros municípios aptos a receberem a visita técnica da equipe do órgão será feita no dia 28 de junho. A decisão final será publicada no dia 20 de julho, com divulgação de cronograma do desenvolvimento das atividades até a implantação do balcão.
FGM e Secretaria da Administração de Goiás