Edital de elaboração de cursos para facilitadores do Programa Criança Feliz é reaberto

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores que o edital que vai selecionar instituições para o desenvolvimento de cursos de capacitação para os facilitadores do programa Criança Feliz foi reaberto na sexta-feira (12). Os interessados terão uma nova oportunidade para enviar suas propostas para essa ação. O objetivo da iniciativa é alcançar até 26 mil facilitadores, beneficiando mais de 870 mil crianças atendidas pelo programa.
O edital pode ser acessado, a partir de hoje, no portal da Joint Operatios Facility (JOF), da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Ao acessar a página é necessário realizar cadastro. Feito isso, os projetos poderão ser enviados até o dia 12 de abril de 2021, às 15h, o horário de Brasília (DF).
A seletiva é desenvolvida em parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMFDH), e o Ministério da Cidadania (MC), que coordena o Programa.
A capacitação dos agentes do Criança Feliz é de extrema importância para o enfrentamento da violência contra as crianças. São eles que identificam, em muitos casos, sinais de que crianças e adolescentes estão tendo seus direitos violados.
Cursos
O primeiro curso a ser elaborado terá como tema a “Contextualização da Violência na Primeira Infância”. O segundo vai falar sobre as “Ferramentas para a prevenção e o enfrentamento à violência contra crianças na primeira infância”.
O Programa
O Criança feliz está presente em todas as regiões do país e é coordenado pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania. Tem como público prioritário gestantes e crianças de zero a três anos, ou de até seis anos de idade quando beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Saiba mais.
Fonte: FGM com dados da MMFDH.