Edital da Caixa seleciona projetos nas áreas de energias renováveis e recursos hídricos

Projetos nas áreas de energias renováveis e recursos hídricos podem participar do edital 2/2017 do Fundo Socioambiental (FSA) da Caixa Econômica Federal (CEF). As inscrições vão até o dia 1º de setembro. Os valores de financiamento deste edital vão de R$ 500 mil a R$ 1 milhão por projeto, com prazo de execução de até 24 meses.
O FSA é um fundo financeiro específico com o objetivo de apoiar projetos socioambientais, em parceria com órgãos públicos e entidades privadas, voltados ao desenvolvimento integrado e sustentável para a população de baixa renda.
O Fundo engloba as áreas: saneamento ambiental, habitação de interesse social, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional e desenvolvimento rural. Para firmar o acordo de cooperação financeira com o fundo, é necessário submeter um plano de trabalho e demais documentação, conforme o edital.
Utilização dos recursos
Os recursos do FSA podem ser utilizados para empréstimos de capital de giro, financiamento de bens móveis, consultoria para estudos e projetos, capacitação, capital de giro associado, despesas pré-operacionais, itens considerados essenciais para a consecução dos objetivos, propostos pelo Plano de Aplicação e que estejam em conformidade com as políticas, programas e ações da Caixa.
Segundo a Caixa, podem submeter projeto pessoas jurídicas de direito privado sediadas no país, tais como fundações, associações, cooperativas e demais organizações da sociedade civil sem fins lucrativos; bem como entidades privadas com fins lucrativos sendo que estas devem demonstrar, para o projeto proposto, contabilidade que revele afastamento do lucro.
Acesse o edital aqui
Acesse o Guia de Orientações do FSA da Caixa aqui
Fonte: CNM, com informações da Caixa